O 1º Encontro Municipalista de Prefeitos e Prefeitas Eleitos no Estado de São Paulo, com realização da Associação Paulista de Municípios (APM) e correalização da UVESP (União dos Vereadores do Estado de São Paulo), acontecerá entre os dias 18 e 19 de novembro, em Campinas, no Instituto Agronômico.
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o ministro André Mendonça, do STF (Supremo Tribunal Federal), e o ministro de estado chefe da Secretaria de Relações Institucionais do Governo Federal, Alexandre Padilha, são alguns dos nomes já confirmados para o evento inédito para os gestores públicos eleitos.
Ele terá uma ampla programação, reunindo autoridades, especialistas, ministros e secretários de Estado com o objetivo de apoiar e fortalecer tecnicamente os novos prefeitos e prefeitas que assumirão em 2025, especialmente na etapa inicial que compreende os desafiadores 100 primeiros dias de governo.
Confira a programação:
No dia 18, pela manhã, após a solenidade de abertura e espaço para a Caixa Econômica Federal (patrocinadora master do evento), o primeiro painel abordará o tema “Securitização da Dívida”. Em seguida, “Saúde” será o assunto discutido pelos presentes. A programação da tarde contemplará os assuntos “Modernização Administrativa”, “Cartão Benefício”, “Contabilidade Pública” e “Reforma Tributária”. Encerrando os painéis do dia, outro assunto prioritário para os prefeitos: “Educação”.
O dia 19 começará com um painel a cargo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do
Estado. Em seguida, outro grande desafio para os próximos quatro anos dos gestores públicos:
“Mudanças Climáticas e Cidades Resilientes”. Logo após, o tema é a boa sintonia entre o
Executivo e o Legislativo. O Empreendedorismo é o próximo assunto na programação.
À tarde, o Ministério Público de São Paulo comanda um painel sobre “Mulheres Municipalistas”. Posteriormente, os temas em discussão serão “Desburocratização e Ambiente de Negócios” e “Nova Lei de Licitações e Compras Públicas + BIM”.
Após os painéis da terça-feira, haverá a solenidade de encerramento, com a presença de representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Tribunal de Contas da União (TCU).
“Pensamos nos diversos cenários que se apresentam para 2025, como a necessidade de modernização administrativa, gestão de tributos, nova lei de licitações e contabilidade pública, além dos temas prioritários de qualquer prefeito, como saúde e educação”, diz Marcelo Barbieri, presidente da APM.
“A partir de agora, os prefeitos eleitos, que receberam essa importante missão da população,
começam a pensar na administração que começam em janeiro. Durante esse evento em
Campinas, terão a chance de estreitar laços entre si e ouvir palestras que servirão de bagagem
para um início de governo de muito sucesso”, diz Sebastião Misiara, presidente do Conselho
Gestor da UVESP.
O Encontro também contará com um pavilhão de exposições, com patrocinadores do evento oferecendo as mais modernas soluções em tecnologia e serviços para os gestores públicos.
As inscrições para o Encontro Municipalista de Prefeitos e Prefeitas Eleitos no Estado de São Paulo são gratuitas, mas prioritárias para os gestores eleitos, e podem ser feitas no site www.apaulista.org.br/prefeitoseleitos, onde também está a programação e todas as
informações.
Serviço
1º Encontro Municipalista de Prefeitos e Prefeitas Eleitos no Estado de São Paulo
- Realização: Associação Paulista de Municípios – APM
- Correalização: União dos Vereadores do Estado de São Paulo – UVESP
- Patrocínio Master: Caixa Econômica Federal
- Data: 18 e 19 de novembro de 2024
- Horário: das 9h às 19h
- Local: Instituto Agronômico de Campinas – IAC (Av. Barão de Itapura, 1.481 –
Botafogo) - Programação e Inscrições gratuitas pelo site