Foi inaugurado em Indaiatuba o primeiro Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para a Agricultura. O objetivo é criar novas ideias, ideias tecnológicas, fomentar sistemas de produção de alimentos, como grãos, cultivos especiais, cana-de-açúcar.
Um trabalho que vai render frutos e muitos para o nosso Brasil, principalmente para a nossa região. O foco do espaço é reduzir a quantidade de produtos nocivos à saúde nos alimentos, como agrotóxicos.
Além de fomentar o desenvolvimento através da pesquisa, tudo isso dentro de um polo de inovação.
“Não é somente empregos bons, não é só agricultura desenvolvida, equipamentos agrícolas desenvolvidos para as necessidades do solo tropical. Também o importante é que o desenvolvimento vai ser feito por profissionais brasileiros e isso não dá para calcular o valor. O Brasil vai ter o domínio do conhecimento de forma de preparação e desenvolvimento de equipamentos agropecuários”, disse o secretário de ciência Vahan Agopyan.
Os equipamentos e produtos serão criados, mas também testados na prática.
“Um grande benefício do nosso Centro de Pesquisa e Desenvolvimento é que além dos 11 mil metros quadrados que nós temos para os engenheiros e engenheiras, nós também temos a própria fazenda, ou seja, vão poder trabalhar no laboratório, aqui no computador e depois levar ao vivo de forma imediata, fazer ajustes e voltar ao laboratório se for necessário. Então, nesse sentido, você ganha eficiência, ganha tempo, menor custo para o produtor e nossas soluções”, explicou Antônio Carerre, vice-presidente de marketing e vendas.
Por ser pioneiro, o Centro de Inovações vai impactar também a vida dos agricultores. Os engenheiros e engenheiras no Brasil, que conhecem a realidade do agrotropical do Brasil, vão trazer soluções cada vez mais customizadas ou localizadas para o produtor brasileiro.
O prefeito de Indaiatuba Nilson Gaspar disse que o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento vai trazer produtos de alta qualidade que vão ajudar a cuidar das pessoas a nível mundial, inclusive produzir máquinas que vão alimentar e vão cuidar da agricultura brasileira.