Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Presidente Lula é submetido a cirurgia de emergência em São Paulo

Condição de saúde é resultado de um acidente doméstico ocorrido em outubro
Foto/reprodução: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi internado na noite de segunda-feira (9), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após sentir dores de cabeça em Brasília. Exames de imagem indicaram uma hemorragia intracraniana, que exigiu uma cirurgia de drenagem do hematoma. De acordo com o hospital, o procedimento transcorreu sem complicações e Lula está estável, sob monitoramento na UTI.

O problema de saúde é uma consequência de um acidente doméstico ocorrido em 19 de outubro, quando o presidente sofreu uma lesão na cabeça. Embora tenha participado de compromissos públicos posteriormente, o quadro de hemorragia só foi detectado agora, exigindo cuidados médicos urgentes.

O boletim médico divulgado na madrugada desta terça-feira (10) informou que a cirurgia, uma craniotomia, foi realizada com sucesso pela equipe liderada pelos médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio. Lula, no momento, ‘está bem e sob vigilância constante’.

Uma coletiva de imprensa foi marcada para às 9h, onde serão fornecidas atualizações sobre o estado de saúde do presidente.

Hemorragia intracraniana

A hemorragia intracraniana é um sangramento que ocorre dentro do crânio, afetando estruturas como o cérebro ou as camadas que o protegem. Especialistas dividem a hemorragia intracraniana em quatro tipos: epidural, subdural, subaracnoide e intraparenquimal, dependendo da área afetada.

De acordo com a Clínica Mayo, a hemorragia intracraniana pode gerar pressão no cérebro devido ao acúmulo de sangue, afetando diversas funções neurológicas.


Continua após a publicidade

Isso pode resultar em sintomas como dor de cabeça progressiva, vômito, mal-estar e até perda de consciência. Tontura, confusão mental e alterações nas pupilas também são sinais comuns.

Além disso, problemas motores como paralisia e dificuldades na fala podem ocorrer, dependendo da gravidade e da localização do sangramento. A detecção precoce e o tratamento adequado são cruciais para evitar complicações mais sérias e danos permanentes ao cérebro.

Lula havia chamado o acidente de “uma bobagem” que cometeu, acrescentando que precisa aguardar “três ou quatro dias”, por recomendação médica, para saber “qual foi o estrago que fez a batida” – Foto/reprodução: Estadão Conteúdo

Lula sofre queda em Brasília

Em 19 de outubro, o presidente Lula sofreu uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada, residência oficial da presidência, batendo a região da nuca.

Ele precisou levar cinco pontos e fez exames de imagem, que foram repetidos para garantir sua saúde. Após cerca de uma hora no hospital, foi liberado para retornar a sua residência.

Apesar de ter sido orientado a evitar viagens longas, incluindo uma para a Rússia, onde participaria da reunião de cúpula do Brics, Lula afirmou que o ‘acidente foi grave, mas não afetou áreas mais delicadas de seu corpo’.

Autor

Mais lidas
adoção vila belmiro

Vila Belmiro recebe evento de adoção de pets

FBI PF Terrorismo Relatório Polícia Federal

Relatório do FBI leva PF a desarticular atos de terrorismo

A Teoria do Elo expõe a correlação entre violência doméstica e maus-tratos animal (Foto: arquivo pessoal)

O que é a Teoria do Elo, a conexão oculta entre violência doméstica e maus-tratos a animais?

cade

CADE Day debate sobre infraestrutura

Mosquito transmite a febre amarela (Foto: Reprodução / unsplash)

Bragança Paulista confirma quarto óbito por febre amarela em 2025; dois outros estão sob investigação

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.

add_action( 'wp_footer', function(){ ?> const lazyloadRunObserver = () => { const lazyloadBackgrounds = document.querySelectorAll( `.e-con.e-parent:not(.e-lazyloaded)` ); const lazyloadBackgroundObserver = new IntersectionObserver( ( entries ) => { entries.forEach( ( entry ) => { if ( entry.isIntersecting ) { let lazyloadBackground = entry.target; if( lazyloadBackground ) { lazyloadBackground.classList.add( 'e-lazyloaded' ); } lazyloadBackgroundObserver.unobserve( entry.target ); } }); }, { rootMargin: '200px 0px 200px 0px' } ); lazyloadBackgrounds.forEach( ( lazyloadBackground ) => { lazyloadBackgroundObserver.observe( lazyloadBackground ); } ); }; const events = [ 'DOMContentLoaded', 'elementor/lazyload/observe', ]; events.forEach( ( event ) => { document.addEventListener( event, lazyloadRunObserver ); } );