fbpx
Search
Close this search box.

Avenida Ruy Rodrigues em Campinas terá novos radares

Velocidade máxima permitida de 50 km/h

Foto: Divulgação

A partir da próxima segunda-feira (16), motoristas que trafegam pela Avenida Ruy Rodrigues, em Campinas, devem redobrar a atenção. Duas novas travessias nas proximidades do Terminal BRT Santa Lúcia passarão a contar com fiscalização eletrônica. Os radares irão monitorar a velocidade máxima permitida de 50 km/h, avanço de sinal e parada sobre a faixa de pedestres.

Os equipamentos foram instalados em ambos os sentidos da avenida. No sentido bairro-Centro, o radar está localizado na altura da Rua Alberto Melo da Costa. Já no sentido Centro-bairro, o monitoramento ocorre antes da Rua Armando Rocha Brito Junior.

Por que novos radares em Campinas?

Segundo a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), o objetivo é reforçar a segurança na região, reduzindo acidentes e protegendo pedestres e usuários do transporte público. Entre 2020 e outubro de 2024, foram registrados nove acidentes com vítimas feridas e quatro sem vítimas nesse trecho da avenida.

Para alertar os motoristas sobre a ativação dos radares, faixas informativas já foram instaladas. A Avenida Ruy Rodrigues é uma importante via da cidade, com cerca de 7 km de extensão e circulação diária de mais de 48 mil veículos, interligando bairros como Jardim Novo Campos Elíseos, Parque Universitário de Viracopos e Jardim Shangai.

Remanejamento estratégico dos radares

A instalação dos novos radares não representa aumento no número total de pontos de fiscalização eletrônica da cidade, que permanece em 144. Os equipamentos foram remanejados de locais onde o papel de fiscalização já foi cumprido, como o cruzamento das avenidas Alberto Sarmento com Governador Pedro de Toledo.

Essa estratégia já havia sido adotada em outubro, quando radares foram instalados na Estação BRS Arymana, também na Avenida Ruy Rodrigues, para melhorar a segurança viária na região.

Segurança reforçada no entorno do Terminal BRT Santa Lúcia

Desde setembro, a Emdec tem implementado medidas para aumentar a segurança na circulação de pedestres na área próxima ao Terminal BRT Santa Lúcia, que está em operação plena desde novembro. Novas travessias foram sinalizadas, semáforos com botoeiras instalados, e o acesso ao terminal foi restrito a usuários, com pagamento nas catracas eletrônicas.

Essas ações têm como foco atender à crescente demanda de mobilidade urbana, reduzindo riscos e promovendo mais segurança para os moradores e usuários do transporte público que utilizam o terminal.

Autor

Mais lidas
Foto: Arquivo pessoal

Mulher tenta vender bebê por R$ 1,2 mil na orla de Praia Grande

Avenida Ruy Rodrigues em Campinas terá novos radares

Grave acidente na SP-055 em Peruíbe deixa duas pessoas mortas

Jovem de 21 anos desaparece após se afogar no mar em Praia Grande

Empresário é encontrado morto em Americana

VEJA TAMBÉM