Foto: Divulgação
A partir da próxima segunda-feira (16), motoristas que trafegam pela Avenida Ruy Rodrigues, em Campinas, devem redobrar a atenção. Duas novas travessias nas proximidades do Terminal BRT Santa Lúcia passarão a contar com fiscalização eletrônica. Os radares irão monitorar a velocidade máxima permitida de 50 km/h, avanço de sinal e parada sobre a faixa de pedestres.
Os equipamentos foram instalados em ambos os sentidos da avenida. No sentido bairro-Centro, o radar está localizado na altura da Rua Alberto Melo da Costa. Já no sentido Centro-bairro, o monitoramento ocorre antes da Rua Armando Rocha Brito Junior.
Por que novos radares em Campinas?
Segundo a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), o objetivo é reforçar a segurança na região, reduzindo acidentes e protegendo pedestres e usuários do transporte público. Entre 2020 e outubro de 2024, foram registrados nove acidentes com vítimas feridas e quatro sem vítimas nesse trecho da avenida.
Para alertar os motoristas sobre a ativação dos radares, faixas informativas já foram instaladas. A Avenida Ruy Rodrigues é uma importante via da cidade, com cerca de 7 km de extensão e circulação diária de mais de 48 mil veículos, interligando bairros como Jardim Novo Campos Elíseos, Parque Universitário de Viracopos e Jardim Shangai.
Remanejamento estratégico dos radares
A instalação dos novos radares não representa aumento no número total de pontos de fiscalização eletrônica da cidade, que permanece em 144. Os equipamentos foram remanejados de locais onde o papel de fiscalização já foi cumprido, como o cruzamento das avenidas Alberto Sarmento com Governador Pedro de Toledo.
Continua após a publicidade
Essa estratégia já havia sido adotada em outubro, quando radares foram instalados na Estação BRS Arymana, também na Avenida Ruy Rodrigues, para melhorar a segurança viária na região.
Segurança reforçada no entorno do Terminal BRT Santa Lúcia
Desde setembro, a Emdec tem implementado medidas para aumentar a segurança na circulação de pedestres na área próxima ao Terminal BRT Santa Lúcia, que está em operação plena desde novembro. Novas travessias foram sinalizadas, semáforos com botoeiras instalados, e o acesso ao terminal foi restrito a usuários, com pagamento nas catracas eletrônicas.
Essas ações têm como foco atender à crescente demanda de mobilidade urbana, reduzindo riscos e promovendo mais segurança para os moradores e usuários do transporte público que utilizam o terminal.