fbpx
Search
Close this search box.

Saiba como está sendo o aniversário de 65 anos de Mongaguá

Shows, espetáculos, atividades e revitalizações marcaram o mês
Foto/divulgação: Prefeitura de Mongaguá

Embora o aniversário de Mongaguá seja celebrado em 7 de dezembro, o município continua comemorando seus 65 anos de emancipação político-administrativa com um mês repleto de eventos e inaugurações que destacam o progresso e o compromisso com a população.

Ao longo de dezembro, moradores têm participado de shows, competições esportivas e acompanhado a entrega de obras que melhoram diretamente a qualidade de vida na cidade. O VTV News preparou um resumo do que já aconteceu e do que ainda está por vir na programação. Confira!

‘Redescobrindo o Brincar’

O Centro Cultural Raul Cortez recebeu, no primeiro dia do mês, o espetáculo gratuito “Redescobrindo o Brincar”. Situado no bairro Balneario Umurama, o evento foi apresentado por alunas da Escola Municipal de Ballet, sob orientação da professora Vitória Theo.

Centenas de pessoas se encantaram com coreografias leves e lúdicas do universo infantil, promovendo a arte do ballet em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.

Turmas de ‘Baby Class’ movimentaram o palco com espontaneidade – Foto/reprodução: Júlio KoemaPrefeitura de Mongaguá

Dança de Rua “Flashback”

Já no dia 2, às 19h, o Centro Cultural Raul Cortez recebeu um “Flashback”, apresentado pelos alunos da Oficina Municipal de Dança de Rua sob orientação da professora Daniela Rodrigues.

Gratuita e aberta ao público, a atração fez parte das comemorações do aniversário de Mongaguá e encantou familiares e amigos com coreografias vibrantes e emocionantes.

Alunos prepararam duas apresentações – Foto/divulgação: Secretaria de Cultura de Mongaguá

Às 20h, um culto em ação de graças reuniu fiéis na Praça Fernando Arens.

Um concurso de desenho também animou o Centro Cultural, cuja premiação aconteceu às 19h do dia 3.

Espetáculo ‘Paixão’

70 alunos da Oficina Municipal de Teatro apresentaram o espetáculo “Paixão – Um Sentimento Avassalador” na quarta-feira (4), no Centro Cultural Raul Cortez.

Sob orientação do professor Robson Guimarães, a programação cultural atraiu um grande público, segundo a Prefeitura de Mongaguá.

Muitos familiares e amigos prestigiaram os artistas – Foto/divulgação: Secretaria de Cultura de Mongaguá

Sessão Solene Legislativa

As comemorações pelo aniversário de Mongaguá continuaram, no dia 5, com dois importantes eventos.

No Clube da Melhor Idade, aconteceu a entrega das faixas de judô, celebrando o progresso e dedicação dos atletas. Simultaneamente, na Câmara Municipal, foi realizada uma Sessão Solene Legislativa, visando destacar momentos marcantes e homenagens em alusão aos 65 anos do município.

O título de ‘Cidadão Mongaguaense’ e a Medalha Dr. Antônio Valois Calazans de Freitas foram entregues a cidadãos de destaque no município, durante a sessão – Foto/divulgação: Câmara de Mongaguá

Dia Nacional da Assistência Social e Natal Mágico

A Prefeitura de Mongaguá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, celebrou o Dia Nacional da Assistência Social em 7 de dezembro, marcando a promulgação da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).

A data reforçou a importância da Política Nacional de Assistência Social e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), implementado em 2005.

Objetivo foi destacar a importância do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) – Foto/divulgação: Prefeitura de Mongaguá

O Projeto ‘Natal Mágico’ levou encanto e diversão às ruas. O cortejo começou no bairro Regina Maria e seguiu até a praça Fernando Arens, reunindo centenas de pessoas para uma apresentação teatral que encerrou a noite com lazer e cultura gratuita para adultos e crianças. A Prefeitura também disponibilizou transporte gratuito para moradores de bairros distantes, garantindo acesso ao evento com conforto e tranquilidade.

Realizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o evento teve patrocínio da Caramurú Construções e organização da Dua Produções, com apoio da Prefeitura de Mongaguá e da Secretaria de Cultura.

Espírito natalino foi reforçado no evento – Foto/divulgação: Prefeitura de Mongaguá

Show de Thaeme e Thiago

A Praça de Eventos Dudu Samba recebeu um show imperdível em 7 de dezembro. A programação contou com a participação da dupla sertaneja Thaeme e Thiago, além de Layd Lopes e Banda Mangará.

O evento, gratuito e aberto ao público, reuniu centenas de moradores e turistas para celebrar a data especial.

Além da dupla sertaneja, show também contou com sucessos locais – Foto/reprodução: Prefeitura de Mongaguá

Além do show, a programação dos 65 anos de Mongaguá contou com diversos eventos que agradaram todos os públicos no mesmo dia. O município ainda teve o Torneio de Pesca, Festival de Handebol de Areia e a Corrida e Caminhada, que movimentaram a cidade.

À noite, o público assistiu ao espetáculo ‘Quebra Nozes’, seguido pela Missa em Ação de Graças e a Festa de Iemanjá, encerrando as festividades com muito brilho e alegria.

Domingueira da Saudade

Continuando as comemorações de aniversário, em 8 de dezembro trouxe ainda mais atrações para Mongaguá. Às 16h, a Praça Dudu Samba foi palco de shows com os “Sucessos Regionais”, que animaram o público.

Simultaneamente, o Centro Cultural Raul Cortez recebeu o encantador espetáculo “Redescobrindo o Brincar”, enquanto o Clube Itapoan promoveu a tradicional Domingueira da Saudade, com muita música e dança inesquecíveis.

Diverssement

No dia seguinte (9), o espetáculo “Diverssement” do Corpo de Baile Municipal foi realizado no Centro Cultural.

Apresentado pelas alunas da Escola Municipal de Ballet, com direção de Vitória Pestana, o evento contou com a exibição de coreografias realizadas ao longo do ano, além de novos trabalhos.

A atração apresentou os trabalhos coreográficos dançados neste ano, além de novos – Foto/reprodução: Prefeitura de Mongaguá

A Morte de uma Baleia

Como parte dos 65 anos de Mongaguá, o Grupo Cultural Peguatá apresentou o espetáculo “A Morte de uma Baleia” no dia 11, no Centro Cultural.

Inspiração para a apresentação, Clarice escreveu a crônica ‘Morte de uma baleia’ em agosto de 1968 – Foto/divulgação: Prefeitura de Mongaguá

A adaptação cênica, baseada na crônica de Clarice Lispector, refletiu sobre a inevitabilidade da morte e a importância de aproveitar cada instante da vida de maneira única.

O Stand-up ‘Coletânea de Fracassos’ também foi apresentado.

Não sei, só sei que foi assim

A peça “Não sei, só sei que foi assim” foi apresentada em Mongaguá na última quinta-feira (12), às 17h, no Centro Cultural Raul Cortez. Gratuita e com 50 minutos de duração, integrou o projeto “Escola Encena”, de Itanhaém.

O espetáculo foi uma adaptação moderna de “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, ambientada nos dias atuais com elementos da cultura local. A história é contada sob a perspectiva de novos personagens.

Criado em 2022, o “Escola Encena” estimula experiências artísticas em alunos da EM Bernardino de Souza Pereira, incentivando criatividade, autonomia e reflexão por meio do teatro.

Houve, também, um especial de Natal do Divertidamente, às 20h.

‘O Segredo do Passarinho’ e ‘Confissões de uma Sexagenária’

Também no Centro Cultural, os espetáculos ‘O Segredo do Passarinho’ e ‘Confissões de uma Sexagenária’ animaram o público.

Às 18h, a primeira peça abordou a importância dos sonhos e da imaginação, enquanto a segunda, às 20h, misturou humor e sensibilidade com experiências de uma mulher que redescobre sua essência ao longo dos anos.

Projeto Natal Cênica

Saindo pelas ruas do Centro, o Cortejo de Natal celebrou a esperança e o amor, no último sábado (14), envolvendo o público em uma jornada de luzes, música e dança, unindo cortejantes e transeuntes em um clima festivo e acolhedor.

Na Praça Fernando Arens, o teatro de mamulengo dirigido por Danilo Cavalcante trouxe histórias populares repletas de humor e tradição, sendo uma atração contemplada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), do Governo do Estado de São Paulo.

Também na Praça Fernando Arens, a peça “Auto da Anunciação” resgatou a história do nascimento de Jesus, misturando poesia, música ao vivo e elementos da cultura popular em uma apresentação tocante e reflexiva.

Mongaguá comemoou 65 anos com uma série de inaugurações e revitalizações, em dezembro – Foto/divulgação: Márcio Cabeça

Entregas

Do dia 10 para cá, a cidade também entregou revitalização de espaços e serviços públicos aos munícipes. Confira:

10/12 (terça-feira)

  • 17h10: Inauguração da nova sede da Secretaria de Educação Prof.ª Ana Margarida Monteiro
    (Av. São Paulo, 3.040 – Centro)

11/12 (quarta-feira)

  • 17h10: Inauguração da Creche Nossa Senhora Aparecida – Padroeira de Mongaguá
    (Av. Porto Alegre, 1061 – Centro)

12/12 (quinta-feira)

  • 17h10: Entrega oficial da Farmácia da USF Jardim Primavera ‘José Jacinto de Almeida’
    (Av. Nossa Senhora de Fátima, 180 – Agenor de Campos)
  • 18h10: Entrega oficial da Farmácia da USF Agenor de Campos ‘Jurema da Graça Lauriano’
    (Rua Santa Terezinha, 1591 – Agenor de Campos)

13/12 (sexta-feira)

  • 17h10: Entrega oficial do Centro de Fisioterapia Dr. Antônio Valois Calazans de Freitas
    (Rua Ubatuba, 937 – Agenor de Campos)

14/12 (sábado)

  • 10h10: Inauguração da Creche Prof.ª Raudna Maria Evangelista da Silva
    (Av. Dom Pedro I, 2643 – Itaguaí)

16/12 (segunda-feira)

  • 18h10: Entrega das obras de revitalização da Torre de TV e do Belvedere Roberto Mário Santine
    (Av. Monteiro Lobato, 2820 – Pedreira)

17/12 (terça-feira)

  • 17h10: Inauguração do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Nelson Alves Janeiro
    (Rua Belo Horizonte, 501 – Vila Atlântica)

18/12 (quarta-feira)

  • 17h10: Entrega oficial da farmácia da USF Agostinho Sixto Venâncio
    (Av. Monteiro Lobato, 6092 – Jd. Praia Grande)

Autor

Mais lidas
Foto: Arquivo pessoal

Mulher tenta vender bebê por R$ 1,2 mil na orla de Praia Grande

Grave acidente na SP-055 em Peruíbe deixa duas pessoas mortas

Empresário é encontrado morto em Americana

Mãe que matou filho com cocaína contou à polícia que havia apenas amamentado e colocado o bebê para dormir

Programação do Réveillon 2025 em São Paulo

VEJA TAMBÉM