Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Saiba como está sendo o aniversário de 65 anos de Mongaguá

Shows, espetáculos, atividades e revitalizações marcaram o mês
Foto/divulgação: Prefeitura de Mongaguá

Embora o aniversário de Mongaguá seja celebrado em 7 de dezembro, o município continua comemorando seus 65 anos de emancipação político-administrativa com um mês repleto de eventos e inaugurações que destacam o progresso e o compromisso com a população.

Ao longo de dezembro, moradores têm participado de shows, competições esportivas e acompanhado a entrega de obras que melhoram diretamente a qualidade de vida na cidade. O VTV News preparou um resumo do que já aconteceu e do que ainda está por vir na programação. Confira!


Continua após a publicidade

‘Redescobrindo o Brincar’

O Centro Cultural Raul Cortez recebeu, no primeiro dia do mês, o espetáculo gratuito “Redescobrindo o Brincar”. Situado no bairro Balneario Umurama, o evento foi apresentado por alunas da Escola Municipal de Ballet, sob orientação da professora Vitória Theo.

Centenas de pessoas se encantaram com coreografias leves e lúdicas do universo infantil, promovendo a arte do ballet em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.

Turmas de ‘Baby Class’ movimentaram o palco com espontaneidade – Foto/reprodução: Júlio KoemaPrefeitura de Mongaguá

Dança de Rua “Flashback”

Já no dia 2, às 19h, o Centro Cultural Raul Cortez recebeu um “Flashback”, apresentado pelos alunos da Oficina Municipal de Dança de Rua sob orientação da professora Daniela Rodrigues.

Gratuita e aberta ao público, a atração fez parte das comemorações do aniversário de Mongaguá e encantou familiares e amigos com coreografias vibrantes e emocionantes.

Alunos prepararam duas apresentações – Foto/divulgação: Secretaria de Cultura de Mongaguá

Às 20h, um culto em ação de graças reuniu fiéis na Praça Fernando Arens.

Um concurso de desenho também animou o Centro Cultural, cuja premiação aconteceu às 19h do dia 3.

Espetáculo ‘Paixão’

70 alunos da Oficina Municipal de Teatro apresentaram o espetáculo “Paixão – Um Sentimento Avassalador” na quarta-feira (4), no Centro Cultural Raul Cortez.

Sob orientação do professor Robson Guimarães, a programação cultural atraiu um grande público, segundo a Prefeitura de Mongaguá.

Muitos familiares e amigos prestigiaram os artistas – Foto/divulgação: Secretaria de Cultura de Mongaguá

Sessão Solene Legislativa

As comemorações pelo aniversário de Mongaguá continuaram, no dia 5, com dois importantes eventos.

No Clube da Melhor Idade, aconteceu a entrega das faixas de judô, celebrando o progresso e dedicação dos atletas. Simultaneamente, na Câmara Municipal, foi realizada uma Sessão Solene Legislativa, visando destacar momentos marcantes e homenagens em alusão aos 65 anos do município.

O título de ‘Cidadão Mongaguaense’ e a Medalha Dr. Antônio Valois Calazans de Freitas foram entregues a cidadãos de destaque no município, durante a sessão – Foto/divulgação: Câmara de Mongaguá

Dia Nacional da Assistência Social e Natal Mágico

A Prefeitura de Mongaguá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, celebrou o Dia Nacional da Assistência Social em 7 de dezembro, marcando a promulgação da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).

A data reforçou a importância da Política Nacional de Assistência Social e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), implementado em 2005.

Objetivo foi destacar a importância do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) – Foto/divulgação: Prefeitura de Mongaguá

O Projeto ‘Natal Mágico’ levou encanto e diversão às ruas. O cortejo começou no bairro Regina Maria e seguiu até a praça Fernando Arens, reunindo centenas de pessoas para uma apresentação teatral que encerrou a noite com lazer e cultura gratuita para adultos e crianças. A Prefeitura também disponibilizou transporte gratuito para moradores de bairros distantes, garantindo acesso ao evento com conforto e tranquilidade.

Realizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o evento teve patrocínio da Caramurú Construções e organização da Dua Produções, com apoio da Prefeitura de Mongaguá e da Secretaria de Cultura.

Espírito natalino foi reforçado no evento – Foto/divulgação: Prefeitura de Mongaguá

Show de Thaeme e Thiago

A Praça de Eventos Dudu Samba recebeu um show imperdível em 7 de dezembro. A programação contou com a participação da dupla sertaneja Thaeme e Thiago, além de Layd Lopes e Banda Mangará.

O evento, gratuito e aberto ao público, reuniu centenas de moradores e turistas para celebrar a data especial.

Além da dupla sertaneja, show também contou com sucessos locais – Foto/reprodução: Prefeitura de Mongaguá

Além do show, a programação dos 65 anos de Mongaguá contou com diversos eventos que agradaram todos os públicos no mesmo dia. O município ainda teve o Torneio de Pesca, Festival de Handebol de Areia e a Corrida e Caminhada, que movimentaram a cidade.

À noite, o público assistiu ao espetáculo ‘Quebra Nozes’, seguido pela Missa em Ação de Graças e a Festa de Iemanjá, encerrando as festividades com muito brilho e alegria.

Domingueira da Saudade

Continuando as comemorações de aniversário, em 8 de dezembro trouxe ainda mais atrações para Mongaguá. Às 16h, a Praça Dudu Samba foi palco de shows com os “Sucessos Regionais”, que animaram o público.

Simultaneamente, o Centro Cultural Raul Cortez recebeu o encantador espetáculo “Redescobrindo o Brincar”, enquanto o Clube Itapoan promoveu a tradicional Domingueira da Saudade, com muita música e dança inesquecíveis.

Diverssement

No dia seguinte (9), o espetáculo “Diverssement” do Corpo de Baile Municipal foi realizado no Centro Cultural.

Apresentado pelas alunas da Escola Municipal de Ballet, com direção de Vitória Pestana, o evento contou com a exibição de coreografias realizadas ao longo do ano, além de novos trabalhos.

A atração apresentou os trabalhos coreográficos dançados neste ano, além de novos – Foto/reprodução: Prefeitura de Mongaguá

A Morte de uma Baleia

Como parte dos 65 anos de Mongaguá, o Grupo Cultural Peguatá apresentou o espetáculo “A Morte de uma Baleia” no dia 11, no Centro Cultural.

Inspiração para a apresentação, Clarice escreveu a crônica ‘Morte de uma baleia’ em agosto de 1968 – Foto/divulgação: Prefeitura de Mongaguá

A adaptação cênica, baseada na crônica de Clarice Lispector, refletiu sobre a inevitabilidade da morte e a importância de aproveitar cada instante da vida de maneira única.

O Stand-up ‘Coletânea de Fracassos’ também foi apresentado.

Não sei, só sei que foi assim

A peça “Não sei, só sei que foi assim” foi apresentada em Mongaguá na última quinta-feira (12), às 17h, no Centro Cultural Raul Cortez. Gratuita e com 50 minutos de duração, integrou o projeto “Escola Encena”, de Itanhaém.

O espetáculo foi uma adaptação moderna de “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, ambientada nos dias atuais com elementos da cultura local. A história é contada sob a perspectiva de novos personagens.

Criado em 2022, o “Escola Encena” estimula experiências artísticas em alunos da EM Bernardino de Souza Pereira, incentivando criatividade, autonomia e reflexão por meio do teatro.

Houve, também, um especial de Natal do Divertidamente, às 20h.

‘O Segredo do Passarinho’ e ‘Confissões de uma Sexagenária’

Também no Centro Cultural, os espetáculos ‘O Segredo do Passarinho’ e ‘Confissões de uma Sexagenária’ animaram o público.

Às 18h, a primeira peça abordou a importância dos sonhos e da imaginação, enquanto a segunda, às 20h, misturou humor e sensibilidade com experiências de uma mulher que redescobre sua essência ao longo dos anos.

Projeto Natal Cênica

Saindo pelas ruas do Centro, o Cortejo de Natal celebrou a esperança e o amor, no último sábado (14), envolvendo o público em uma jornada de luzes, música e dança, unindo cortejantes e transeuntes em um clima festivo e acolhedor.

Na Praça Fernando Arens, o teatro de mamulengo dirigido por Danilo Cavalcante trouxe histórias populares repletas de humor e tradição, sendo uma atração contemplada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), do Governo do Estado de São Paulo.

Também na Praça Fernando Arens, a peça “Auto da Anunciação” resgatou a história do nascimento de Jesus, misturando poesia, música ao vivo e elementos da cultura popular em uma apresentação tocante e reflexiva.

Mongaguá comemoou 65 anos com uma série de inaugurações e revitalizações, em dezembro – Foto/divulgação: Márcio Cabeça

Entregas

Do dia 10 para cá, a cidade também entregou revitalização de espaços e serviços públicos aos munícipes. Confira:

10/12 (terça-feira)

  • 17h10: Inauguração da nova sede da Secretaria de Educação Prof.ª Ana Margarida Monteiro
    (Av. São Paulo, 3.040 – Centro)

11/12 (quarta-feira)

  • 17h10: Inauguração da Creche Nossa Senhora Aparecida – Padroeira de Mongaguá
    (Av. Porto Alegre, 1061 – Centro)

12/12 (quinta-feira)

  • 17h10: Entrega oficial da Farmácia da USF Jardim Primavera ‘José Jacinto de Almeida’
    (Av. Nossa Senhora de Fátima, 180 – Agenor de Campos)
  • 18h10: Entrega oficial da Farmácia da USF Agenor de Campos ‘Jurema da Graça Lauriano’
    (Rua Santa Terezinha, 1591 – Agenor de Campos)

13/12 (sexta-feira)

  • 17h10: Entrega oficial do Centro de Fisioterapia Dr. Antônio Valois Calazans de Freitas
    (Rua Ubatuba, 937 – Agenor de Campos)

14/12 (sábado)

  • 10h10: Inauguração da Creche Prof.ª Raudna Maria Evangelista da Silva
    (Av. Dom Pedro I, 2643 – Itaguaí)

16/12 (segunda-feira)

  • 18h10: Entrega das obras de revitalização da Torre de TV e do Belvedere Roberto Mário Santine
    (Av. Monteiro Lobato, 2820 – Pedreira)

17/12 (terça-feira)

  • 17h10: Inauguração do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Nelson Alves Janeiro
    (Rua Belo Horizonte, 501 – Vila Atlântica)

18/12 (quarta-feira)

  • 17h10: Entrega oficial da farmácia da USF Agostinho Sixto Venâncio
    (Av. Monteiro Lobato, 6092 – Jd. Praia Grande)

Continua após a publicidade

Autor

VEJA TAMBÉM

mortes influenza

Campinas registra mais 9 mortes por Influenza

cpat mutirão entrevistas

CPAT realiza mutirão de entrevistas para vagas no setor farmacêutico

P. Diddy condenado (Foto: Reprodução / SBT News)

Diddy é condenado por transporte para fins de prostituição, mas absolvido das acusações mais graves

Banco Central Rafa Neddermeyer Agência Brasil

Banco Central confirmou um ataque cibernético que atingiu prestadora de serviços

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.