fbpx
Search
Close this search box.

Jovem de Bertioga é encontrado morto no Ceará

Henrique, de 16 anos, foi morto quatro dias depois de viajar com a família
Foto/reprodução: redes sociais

Henrique Marquez de Jesus, de 16 anos, foi encontrado morto na Lagoa Negra, em Jericoacoara, no Ceará, após desaparecer na madrugada de terça-feira (17). Natural de Bertioga, no Litoral de São Paulo, o adolescente havia viajado com a família pela primeira vez ao famoso destino turístico.

Ele voltaria para São Paulo no dia seguinte ao seu desaparecimento, mas não retornou ao hotel onde estava hospedado e teve o corpo localizado em um local deserto e afastado de onde estava.

O caso, inicialmente tratado como desaparecimento, agora está sendo investigado pelas autoridades locais.

Adolescente desaparece e é encontrado morto no Ceará; entenda o que aconteceu

Henrique havia viajado com o pai, Danilo Martins de Jesus, e com a irmã Camilly, de 14 anos, na última sexta-feira (13), conforme apurado pelo VTV News. Na noite anterior ao desaparecimento, ele decidiu voltar sozinho de uma barraca na praia para a pousada, por volta das 23h, com o objetivo de recarregar o celular e se preparar para a viagem de retorno a São Paulo no dia seguinte.

De acordo com as imagens de segurança obtidas pelo SBT, foi neste meio-tempo, a caminho da pousada, que Henrique foi abordado por aproximadamente oito homens. “Ficou nítida a intenção de brutalidade dos rapazes pela forma como ele foi abordado”, considera a tia de Henrique, Naomi Marques.

Quando o pai retornou ao hotel, não encontrou o filho e iniciou uma busca ‘desesperada’ por toda a vila. Horas depois, na manhã de terça-feira, ele analisou as imagens de um estabelecimento local, que mostravam Henrique sendo rendido e arrastado pelo grupo criminoso.

“Ele tinha praticamente 1,90 de altura, mas era uma criança. Tiraram os sonhos de uma criança”. Emocionada, Naomi também considera que Henrique não pôde se defender. “A gente acredita que ele estava muito assustado. É o que dá para perceber no vídeo”.

Há suspeitas de que ele tenha sido capturado por membros de uma facção criminosa – Reprodução

Quem era Henrique Marquez de Jesus?

Henrique sempre foi conhecido por sua personalidade alegre e cativante. Quando criança, era ‘arteiro e brincalhão’, mas, com o tempo, tornou-se um jovem carinhoso, preocupado com amigos e familiares, sem perder o jeito divertido de ser.

Mesmo nos momentos mais simples, Henrique conseguia trazer alegria e movimentar o ambiente, segundo a tia. Prestes a começar seu primeiro emprego na praia de Bertioga, ele tinha planos e sonhos que agora ficam como uma lembrança para todos que o amavam.

“Isso acontece com muitas famílias em todo o Brasil. Estamos arrasados, principalmente a minhã irmã [Amanda, mãe de Henrique] e o meu ex-cunhado [Danilo, pai]. Havia perdido minha mãe em dezembro e, agora, o mês se tornou ainda mais triste para nós”.

O caso, inicialmente tratado como desaparecimento pela Polícia Civil, é agora investigado pela Delegacia Municipal de Jijoca. As imagens obtidas são peças-chave para entender o que aconteceu e identificar os responsáveis pelo sequestro e morte do adolescente.

Campanha para o translado do corpo

Na quarta-feira (18), a família iniciou uma campanha de arrecadação para trazer o corpo do jovem para o Litoral de São Paulo.

O custo do traslado foi estimado em R$ 13 mil, e arrecadado em menos de um dia graças à mobilização. “O Henrique, aonde estiver, eu tenho certeza que ele será um anjo”, disse a tia, em nota.

O que diz a Secretaria de Segurança Pública?

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) instaurou um inquérito policial para apurar as circunstâncias da morte do adolescente.

Segundo a SSPDS, a Delegacia Municipal de Jijoca de Jericoacoara lidera as investigações com apoio do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte (DPJ-Norte). A Polícia Militar e a Perícia Forense também foram acionadas para auxiliar na ocorrência.

Diligências estão em andamento para identificar os autores do crime, e imagens de câmeras de segurança são fundamentais para os trabalhos. A Secretaria ainda reforça que todos os esforços das Polícias Civil e Militar estão sendo empregados para esclarecer o caso.

Autor

Mais lidas
Foto: Arquivo pessoal

Mulher tenta vender bebê por R$ 1,2 mil na orla de Praia Grande

Grave acidente na SP-055 em Peruíbe deixa duas pessoas mortas

Empresário é encontrado morto em Americana

Mãe que matou filho com cocaína contou à polícia que havia apenas amamentado e colocado o bebê para dormir

Programação do Réveillon 2025 em São Paulo

VEJA TAMBÉM