Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Após surto de virose, governo de SP pede que cidades litorâneas adotem medidas preventivas

Quase 5 mil pessoas buscaram ajuda médica para tratar infecção viral entre dezembro e janeiro
Foto_JPG_2025_01_04_T095031_277_78f69e1c5f

governo de São Paulo pediu aos municípios do litoral que adotem medidas preventivas para evitar casos de Doença de Transmissão Alimentar (DTA) no verão – quando há grande concentração de turistas. A solicitação veio após a região sul enfrentar um grande surto de virose, com quase 5 mil pessoas buscando ajuda médica.

No Guarujá, que é a cidade com o maior número de contaminados até o momento, mais de 2 mil atendimentos foram registrados. Já Bertioga teve um aumento considerável de casos de diarreia no final de dezembro, chegando a 115 casos entre os dias 22 e 31. Em Mongaguá, o aumento nos atendimentos foi de 10% nas unidades de saúde.

Segundo o governo, os casos são acompanhados pela Companhia Ambiental do Estado (Cetesb) e Secretaria da Saúde. A Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp) também participa do monitoramento e já esclareceu que não há nenhuma ocorrência que tenha alterado a qualidade da água fornecida na Baixada Santista.

+ Em São Paulo, 11 pessoas morreram por afogamento durante o ano novo

“Os municípios com aumento de ocorrências de diarreia aguda estão sendo orientados pela Secretaria de Estado da Saúde a realizarem investigação epidemiológica e a coleta de fezes dentro de cinco dias do início dos sintomas. Essa coleta, priorizada no período inicial, é fundamental para detectar o patógeno causador do surto”, informou o governo.

Cuidados para evitar infecções

Além dos órgãos públicos, é importante que os banhistas se atendem a alguns cuidados para prevenir doenças transmitidas por água e alimentos, especialmente em períodos com altas temperaturas. É recomendado que a população redobre os cuidados de higiene e fique atenta às condições sanitárias de bares e restaurantes


Continua após a publicidade

Outra medida importante é atenção à qualidade da água do mar antes de se banhar no litoral paulista. É possível conferir a situação no aplicativo ou site da Cetesb.

As praias também são sinalizadas com bandeiras de acordo com a qualidade. De acordo com a Cetesb, a orientação é que a população evite entrar no mar se a praia estiver classificada com a cor vermelha, indicando condição imprópria. Também não é recomendado o banho na água 24 horas após as chuvas.

Veja outras orientações:

  • Evite alimentos mal cozidos;
  • Mantenha os alimentos bem refrigerados, com atenção especial às temperaturas dos refrigeradores e geladeiras dos supermercados onde os alimentos ficam acondicionados;
  • Leve seus próprios lanches durante passeios ao ar livre;
  • Observe bem a higiene de lanchonetes e quiosques;
  • Lave as mãos antes de se alimentar;
  • Tenha atenção redobrada com comidas em self-service;
  • Beba sempre água filtrada;
  • Não consuma gelo, “raspadinhas”, “sacolés”, sucos e água mineral de procedência desconhecida.

*Do SBT News*

Mais lidas
campinas investimentos carlos bassan prefeitura de campinas

Região de Campinas concentra maior volume de investimentos na indústria em SP nos últimos 3 anos

A Teoria do Elo expõe a correlação entre violência doméstica e maus-tratos animal (Foto: arquivo pessoal)

O que é a Teoria do Elo, a conexão oculta entre violência doméstica e maus-tratos a animais?

barcelona treino borussia champions German Parga FC Barcelona

Saiba onde assistir Borussia x Barcelona pela Champions League

Rota do Café (Foto: Divulgação/SECOM)

Bragança Paulista avança na criação da “Rota do Café” como novo eixo do turismo rural

IMG_9915

Conheça o novo estádio provisório do Bragantino! Investimento de R$ 22 milhões

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.

add_action( 'wp_footer', function(){ ?> const lazyloadRunObserver = () => { const lazyloadBackgrounds = document.querySelectorAll( `.e-con.e-parent:not(.e-lazyloaded)` ); const lazyloadBackgroundObserver = new IntersectionObserver( ( entries ) => { entries.forEach( ( entry ) => { if ( entry.isIntersecting ) { let lazyloadBackground = entry.target; if( lazyloadBackground ) { lazyloadBackground.classList.add( 'e-lazyloaded' ); } lazyloadBackgroundObserver.unobserve( entry.target ); } }); }, { rootMargin: '200px 0px 200px 0px' } ); lazyloadBackgrounds.forEach( ( lazyloadBackground ) => { lazyloadBackgroundObserver.observe( lazyloadBackground ); } ); }; const events = [ 'DOMContentLoaded', 'elementor/lazyload/observe', ]; events.forEach( ( event ) => { document.addEventListener( event, lazyloadRunObserver ); } );