Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Universitários participam de mutirão de combate ao Aedes no Gonzaga, em Santos

dengue universitariosa i

Em uma ação do Movimento ODS Santos 2030, alunos da Universidade São Judas – Unimonte atuam em conjunto com os agentes de saúde da Prefeitura na primeira etapa do Mutirão de Verão contra o Aedes aegypti no bairro Gonzaga, marcada para quarta-feira (13), a partir das 9h. O ponto de partida para a campanha será a Praça das Bandeiras (Av. Vicente de Carvalho s/nº – Gonzaga).

A ação contará com alunos de diversos cursos de graduação da universidade e 65 agentes de combate a endemias da Secretaria de Saúde (SMS). Na campanha, moradores do Gonzaga receberão orientações sobre prevenção, vacina e sintomas da doença. Além disso, focos de proliferação do mosquito serão buscados nas residências.

O Movimento ODS Santos 2030 tem o objetivo de conectar a Administração Municipal com outros setores da sociedade, como as instituições de ensino. Para o chefe do Centro de Controle de Zoonoses e Vetor da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Alexandre Nunes, a parceria proporcionará uma rica troca de conhecimentos para todos os participantes. “Essa atividade coloca os diferentes segmentos: profissionais da saúde, estudantes e munícipes em sintonia no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Ações como essa amplificam nossa capacidade de disseminação da informação e conscientização”.

O coordenador dos cursos de Saúde da São Judas Unimonte, Michel Sant’Anna, ressalta a importância da atuação dos universitários citando o aumento dos casos de dengue e chikungunya na Cidade neste ano, em relação a 2023. “É importante pelo momento emergencial na Baixada Santista por conta da dengue. A campanha será uma extensão da sala de aula, pois agrega a formação dos alunos para o contato direto com a sociedade do entorno”.

A primeira etapa do mutirão no Gonzaga vai compreender a área formada pelas Avenidas Presidente Wilson e Vicente de Carvalho (orla da praia), Bernardino de Campos, Washington Luís, Rua Luiz de Farias e Praça Fernandes Pacheco. A segunda etapa está prevista para o dia 20 de março, com retornos aos sábados da semana de cada mutirão para eventuais pendências, podendo sofrer alterações devido ao tempo.


Continua após a publicidade

A empresa Terracom atuará em parceria com a Secretaria de Saúde, disponibilizando uma equipe de 25 agentes e um caminhão para a retirada de materiais inservíveis, que têm potencial para gerar criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.

A secretaria já realizou oito mutirões de verão em 2024, eliminado 825 focos com larvas. O objetivo é atingir os bairros mais movimentados nesta época do ano, realizando a vistoria nos imóveis de população flutuante, já que no verão o clima quente e úmido é favorável para a procriação do mosquito e a alta circulação de pessoas acende um alerta à saúde.

Mais lidas
célia leão deputada secretaria raphael montanaro

Cadeirante, secretária de Valinhos é retirada de voo por estar com uma almofada

drogas dic (2)

GM apreende porções de drogas e um revólver em casa de suspeito de roubo no DIC I

Papa igreja católica eleicao conclave Ágatha Depiné Unsplash

Veja, ao vivo, a transmissão do anúncio do novo Papa direto do Vaticano

temos-novo-papa

Habemus Papam! Fumaça branca anuncia que mundo já tem um novo Papa

Robert Francis Prevost Papa Leão XIV Youtube

Novo Papa é Leão XIV; saiba quem é

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.