A Prefeitura de Guarujá realizou uma operação para desocupar um prédio abandonado na orla da Enseada, antiga casa de shows que tinha ocupação irregular. Declarado vago em 2021, o imóvel na Baixada Santista causava insegurança e preocupação a moradores e comerciantes da região.
A operação, que ocorreu na última terça-feira (25), envolveu diversas secretarias, como Defesa Social (Sedecon), Assistência Social (Sedeas), Saúde (Sesau) e Direitos Humanos (Sedhuci), além da Guarda Civil Municipal (GCM).
De acordo com a administração municipal, foram encontradas 15 pessoas e apreendidos um simulacro de arma de fogo, celulares, cartões de crédito, maquininhas e entorpecentes no local.
Operação da guarda evitou nova ocupação em Guarujá
Assistentes sociais ofereceram acolhimento aos presentes, com vagas no Centro POP e no Acolhimento Municipal José Calherani, além da possibilidade de retorno às cidades de origem. Apenas uma pessoa aceitou o acolhimento; as demais recusaram os serviços oferecidos.
Para evitar nova ocupação, o imóvel será lacrado pela Prefeitura de Guarujá. Localizado na Avenida Miguel Stéfano, número 4.617, o prédio foi alvo de muitas reclamações ao longo dos anos. Declarado abandonado em 2021 pelo Decreto nº 14.253, o imóvel não cumpre a função social exigida por lei.
Continua após a publicidade
Vago por abandono, imóvel pode voltar a regularidade
Agentes de Controle de Endemias inspecionaram o imóvel para prevenir a proliferação do Aedes aegypti, enquanto a Defesa Civil avaliou a estrutura para evitar riscos de desabamento. Após a vistoria, a Secretaria de Operações Urbanas iniciou a limpeza do local, incluindo a retirada de estruturas metálicas deterioradas.
Com base no decreto, que deu prazo de três anos para manifestação dos interessados, a Prefeitura está finalizando os trâmites para arrecadar o imóvel junto ao cartório de registro.