Um vídeo que mostra um idoso levando um ‘mata-leão’ de policiais dentro de um supermercado em São Sebastião, no Distrito Federal, viralizou durante o último fim de semana. O caso aconteceu no último dia 16 e terminou com duas detenções. As informações são do SBT News e do Portal Metrópoles.
Confusão dentro de mercado
Nas imagens que viralizaram durante o fim de semana é possível ver um homem, de camisa rosa escura, e identificado como Daniel, sendo abordado e empurrado por um agente da Polícia Militar. Poucos momentos após, um idoso, de 63 anos, usando uma camisa azul e identificado como avô de Daniel, aparece para tentar ajudar o neto durante a abordagem.
Menos de cinco minutos depois disso, o avô de Daniel volta a aparecer nas imagens, onde leva um ‘mata-leão’ de um dos agentes antes de ser arrastado para fora do estabelecimento comercial. Uma câmera da área externa do local ainda mostra o idoso caindo ao chão enquanto ainda é seguro pelo pescoço.
História tem duas versões
Uma vez na delegacia, a história ganhou duas versões. De acordo com Daniel e a família do jovem e do idoso detidos, o problema começou enquanto ele estava na fila do açougue do mercado em questão e ouviu um homem rindo e debochando.
Ele afirma que o indivíduo em questão seria um policial à paisana e que o mesmo questionou se Daniel se lembrava dele como um agente que o conduziu a um DP em certa ocasião. Em seguida, ele diz que o policial passou a chamá-lo de ladrão. Neste momento, prevendo o que poderia ocorrer, Daniel ligou para a família e relatou o que estava ocorrendo.
Ciente da situação, o avô de Daniel decidiu ir até o mercado para ajudar o neto. A abordagem ocorreu quando uma equipe da Polícia Militar chegou ao mercado e encontrou neto e avô na fila para pagar pelas compras. Daniel, então, tira o celular do bolso e tenta gravar a abordagem, momento o qual foi registrado pela câmera de monitoramento do local.
Ao perceber isso, os policiais decidem deter Daniel, momento que terminou com o idoso levando o mata-leão.
Continua após a publicidade
Polícia afirma que respondeu a chamado
Em contrapartida, os policiais afirmam que estavam de serviço, mas foram acionados por um colega de trabalho, que estava de folga, dizendo que ele havia sido ameaçado por um homem dentro do supermercado.
Ao chegar no local, eles afirmam ter pedido que Daniel colocasse as mãos na cabeça, mas o mesmo se recusou e passou a gravar a abordagem. Neste instante, os agentes contiveram Daniel e o algemaram.
Em nota, a Polícia Militar afirma que Daniel teria sido flagrado mais cedo, no mesmo dia, com um celular roubado e haveria resistido à prisão, mas foi detido por desacato, receptação e resistência antes de ser liberado. Daniel afirma que o policial à paisana no mercado seria um dos agentes envolvidos no caso de horas mais cedo.
Mata-leão em idoso foi após ‘tumulto’
Já o idoso que levou um ‘mata-leão’ teria, de acordo com os policiais, iniciado um ‘tumulto’ durante a abordagem. O que levou os agentes a imobilizar o mesmo pelo pescoço. Ele foi posteriormente encaminhado a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Daniel foi autuado em flagrante por ameaça e desobediência, mas pagou a fiança de R$ 1.500 e foi liberado. Já a conduta do avô ainda está sendo apurada.
A Polícia Civil investigará a ação e coleta imagens de câmeras e depoimentos de testemunhas para apurar as circunstâncias da abordagem.