Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Polícia Civil do DF prende homem acusado de estupro de vulnerável em Bragança Paulista

Segundo a PCDF, um homem de 39 anos foi preso em Bragança Paulista, acusado de “estupro virtual de vulnerável”.
Viaturas da Polícia Civil (Foto: Reprodução / PCDF)

Um homem de 39 anos foi preso em Bragança Paulista, acusado de “estupro virtual de vulnerável”. O homem já possui uma condenação anterior pela comercialização de pornografia infantil. O caso ocorreu nesta quarta-feira (14). 

O crime de estupro de vulnerável se refere, nos termos legais, a atos cometidos contra menores de 14 anos ou pessoas que, por enfermidade ou deficiência, não tenham capacidade de consentimento.


Continua após a publicidade

O homem foi preso pela Polícia Civil do Distrito Federal, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher II. Segundo informações da PCDF, foram cumpridos um mandado de prisão preventiva, e dois de busca e apreensão na cidade. 

As investigações foram iniciadas depois de janeiro, quando um pai teve acesso a conversas da filha de 12 anos com um indivíduo até então desconhecido. Ainda por mensagem, o homem passou a ameaçar a criança. As ações foram direcionadas para que a vítima produzisse e enviasse conteúdo impróprio, incluindo nas ameaças e importunações, o irmão de 4 anos da criança.

Segundo divulgado pela PCDF, o autor já havia sido condenado a dez anos de prisão pela prática e comercialização de conteúdo infantil. Ele cumpriu parte da pena, e foi posto em liberdade. O homem poderá responder preso por estupro de vulnerável na modalidade virtual, e as investigações prosseguirão com a análise do material apreendido.

Alerta para as famílias

Em nota publicada pela assessoria de comunicação da PCDF, a polícia alerta: “A DEAM adverte que pais e responsáveis devem manter constante vigilância sobre as atividades online dos filhos, orientando-os quanto aos riscos de interações com desconhecidos e sobre os perigos de compartilhar informações pessoais, fotos ou vídeos na internet.

E conclui: “Caso perceba qualquer situação suspeita ou se a criança for vítima de um crime virtual — como ameaças, aliciamento ou exposição indevida — procure imediatamente uma Delegacia de Polícia. Denunciar é essencial para interromper o crime e proteger outras possíveis vítimas.

O Vale do Paraíba, que abrange a região bragantina, contabilizou, no primeiro semestre de 2025, o maior número de estupros de vulnerável desde o início da série histórica da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP). Foram 175 ocorrências registradas, superando todos os semestres anteriores desde 2017, quando o crime passou a ser contabilizado de forma separada pela pasta.

O número representa um aumento de 22% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 144 casos. O crescimento, segundo especialistas em segurança pública, reflete tanto a subnotificação progressivamente combatida quanto a persistência de ambientes vulneráveis à integridade de crianças e adolescentes.

Recente operação da PF

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (14), a Operação Proteção Integral II, com foco no combate a crimes cibernéticos relacionados à exploração sexual de crianças e adolescentes. Durante o cumprimento de 130 mandados de busca e apreensão em todo o país, 35 pessoas foram presas em flagrante.

A ofensiva, articulada em todas as unidades da federação, também executou oito mandados de prisão preventiva. No total, participaram da operação 467 policiais federais e 156 policiais civis.

Segundo a PF, a operação tem como alvo indivíduos suspeitos de armazenar, produzir, vender ou compartilhar material de abuso sexual infantil. Ainda segundo a corporação, a estratégia busca integrar forças estaduais e federais, reforçando o compromisso institucional com a proteção da dignidade sexual de crianças e adolescentes.


Continua após a publicidade

Autor

  • Iago Yoshimi Seo

    Jornalista de profundidade, autor do livro A Teoria de Tudo Social: Democracia LTDA., ambicioso por política e debates

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.