É a 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de VA’A, como é conhecida a canoa polinésia, popularmente chamada de Canoa Havaiana. O evento acontece a partir das 7h, na praia da Aparecida, em frente ao Escolástica Rosa.
A competição contará com cerca de 500 atletas, a partir dos 16 anos, incluindo competidores 80+ e paratletas, que poderão disputar com embarcações dos modelos V1, V1r, V2r e V3. A programação de atividades inicia às 6h quando os atletas começam sua preparação. As largadas começam às 7h e terminam às 13h40, encerrando o dia com as premiações às 16h30.
A secretária da Federação Paulista de VA’A (FPVA’A), Carolina Valdes falou sobre a expectativa para a disputa. “Teremos em Santos atletas de todo o Brasil, vindos da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, além de São Paulo, é claro. As disputas valem também como seletiva para o campeonato pan-americano, que será realizado em novembro, em Niterói”, contou.
O Campeonato Brasileiro de Canoa Havaiana é fruto de uma parceria entre a Confederação Brasileira (CBVA’A) e a Federação Paulista (FPVA’A), e conta com apoio da Liga Oficial dos Clubes Santistas de VA’A (canoa polinésia) e da Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria de Esportes (Semes). Segundo dados da CBVA’A, a canoa polinésia é praticada em 17 estados brasileiros e conta com mais de 400 clubes dedicados à modalidade.
O prefeito Rogério Santos destacou a importância deste evento de grande porte na Cidade. “Santos tem em seu DNA o esporte, mas isso não se dá apenas pela praia, que é um convite à prática esportiva, mas por um trabalho realizado na Cidade que oferece a possibilidade de iniciação em diversas modalidades, para pessoas das mais variadas idades. A competição faz parte do esporte e é estimulante, mas a possibilidade de praticar atividades físicas proporciona mais que a saúde do corpo, estimula a mente e a alma, traz qualidade de vida”.
Ele lembrou que a canoa havaiana é um dos símbolos de Santos: “É uma das modalidades oferecidas gratuitamente à população pela Prefeitura. É uma alegria que a prova seja realizada aqui e que possa estimular ainda mais pessoas a participarem da modalidade”, frisou.
O secretário de Esportes Gelasio Fernandes falou da relação da Cidade com a canoa: “Santos é o berço da canoa havaiana no Brasil e fazia mais de 10 anos que a nossa Cidade não recebia a competição. O Campeonato Brasileiro é um dos principais eventos da modalidade e faz com que os olhos dos praticantes se voltem para a nossa Cidade e vai ser fundamental para resgatar um pouco da história de Santos com a canoa”, disse.