Brasília continua sendo o destino de prefeitos que querem tirar obras e outros projetos do papel. Nesta semana, mais uma comitiva de gestores municipais de São Paulo esteve no Ministério das Cidades para apresentar demandas e garantir recursos federais. A reunião foi articulada pelo deputado federal Baleia Rossi e contou com a presença do ministro das Cidades, Jader Filho.
“É muito importante a gente poder estar discutindo, conversando com os prefeitos. Foi por isso que o presidente Lula recriou o Ministério das Cidades, para que a gente faça chegar a política pública lá na ponta”, afirmou o ministro em entrevista ao VTV News.

Entre os prefeitos participantes em Brasília que buscam recursos por obras, o destaque foi para a cidade de Amparo, representada pelo prefeito Carlos Alberto. Ele voltou à capital federal para agradecer a liberação de R$ 40 milhões destinados ao saneamento da cidade e já levou uma nova demanda: a construção de uma ponte que deve ligar mais de dez bairros à rodovia SP-95.
“Vamos dobrar a capacidade de tratamento de água em Amparo graças ao trabalho do Baleia e ao ‘ok’ do ministro Jader. E agora estamos buscando o recurso para essa ponte que é essencial para a mobilidade da cidade”, explicou o prefeito.
O deputado Baleia Rossi também destacou os avanços em Amparo e aproveitou para reforçar a importância da PEC 66, chamada de “PEC das cidades”. Segundo ele, a proposta vai aliviar o caixa dos municípios ao resolver dívidas previdenciárias e de precatórios.

“No final do mês vai sobrar mais recurso em cada município para investir em saúde, educação e mobilidade.”
Além de Amparo, outros prefeitos também apresentaram projetos nas áreas de habitação, infraestrutura urbana e mobilidade. O Ministério das Cidades já publicou um edital do programa Minha Casa Minha Vida voltado para municípios com mais de 50 mil habitantes, e outro edital será lançado nos próximos dias para os demais.
“Com isso, a gente atende aos 5.570 municípios, dando a eles a oportunidade de escrever seus projetos. E com isso, fazer com que o Minha Casa Minha Vida avance e reduza o déficit habitacional no Brasil”, reforçou o ministro Jader Filho.

Com a ajuda de Brasília, os municípios ganham fôlego para avançar e os prefeitos seguem na missão de transformar as cidades em lugares melhores.