A Vigilância Epidemiológica, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, divulgou na tarde desta quinta-feira (04/04) a terceira morte por dengue em Piracicaba em 2024. O resultado veio após exame confirmatório realizado pelo Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo. O registro é de um paciente do sexo masculino, com comorbidades, na faixa etária entre 80 e 89 anos, residente na região Central. O óbito ocorreu na semana entre os dias 10 a 16/03. O caso é autóctone (de origem local) sem classificação para sorotipo da dengue.
O primeiro óbito confirmado foi em uma paciente do sexo feminino, com comorbidades, na faixa etária entre 70 e 79 anos, residente também na região central. O segundo foi um homem com comorbidades, na faixa etária entre 60 e 69 anos, residente na região Leste. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, de 01/01 a 02/04 de 2024 foram registradas 16.001 notificações para a dengue com 5.587 casos positivos. Quatro óbitos suspeitos ainda estão em investigação.
Combate
A Secretaria de Saúde segue monitorando os casos de dengue no município e continua com o trabalho intenso de combate ao mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.
Neste sábado (06/04), as ações do Plano Municipal de Combate ao Aedes retornam à região Leste da cidade. Das 8h às 13h, o Mutirão da Dengue vai passar pelos bairros Santa Rita, Jardim São Francisco e adjacências, tendo como ponto de encontro a USF São Francisco (Rua Uchôa, 488). Na mesma data, mas das 8h às 14h, o Arrastão da Dengue estará nos bairros Morumbi, Jardim Noiva da Colina, Vila África, Jd. Santa Isabel, Jd. Petrópolis, Jd. Piracicabano, Jd. Virgínia, Reserva Imperial, com ponto de encontro em frente ao Tiro de Guerra (rua Anhanguera, 362).