A capital paulista viveu um marco climático nesta quarta-feira (2): a tarde mais fria do ano foi registrada com média de 12ºC, segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). O número não impressiona apenas pelo frio, mas por superar todos os registros de temperatura máxima desde 2020.
E o cenário deve continuar gelado. Com previsão de garoa, vento e céu encoberto, a cidade permanece sob estado de alerta para baixas temperaturas, de acordo com a Defesa Civil.
Qual foi a temperatura da tarde mais fria do ano em SP?
A máxima registrada nesta quarta (2) foi de apenas 12ºC. Até então, o menor valor do ano era de 14,9ºC, anotado um dia antes, na terça (1º). A nova marca entra para o ranking das mais baixas da história recente da cidade.
Segundo o CGE, essa foi a terceira menor máxima já registrada em São Paulo, o recorde absoluto continua sendo 8,3ºC, de 24 de julho de 2013.
Por que está fazendo tanto frio em São Paulo?
A causa está em uma onda de frio que atinge a região Sudeste. A combinação de ar polar, vento constante, umidade alta e ausência de sol derrubou a sensação térmica.
Desde o domingo (22), a cidade já está sob alerta da Defesa Civil para o frio intenso. A previsão é que o tempo continue assim nos próximos dias.
E a previsão para os próximos dias?
A quinta-feira (3) promete manter o padrão: mínima de 10ºC e máxima de apenas 13ºC, com tempo úmido, céu nublado e possibilidade de garoa. Para sexta-feira (4), os termômetros devem subir um pouco: mínima de 11ºC e máxima de 18ºC.
Ou seja, nada de sol e calor por enquanto.