‘Pediu para ir ao banheiro’, contou o prefeito de Estação (RS), Geverson Zimmermann, sobre o ataque a uma escola municipal na manhã desta terça-feira (8 de julho), que resultou na morte de um menino de 9 anos e deixou uma professora e duas crianças de 8 anos feridas. Segundo Zimmermann, o jovem agressor, de 16 anos, entrou pela porta da frente da instituição, usando o pretexto de entregar um currículo.
“Era um rapaz conhecido, de família conhecida. […] Ele pediu para ir no banheiro também, daí que ele entrou na sala do terceiro ano e então atacou essas crianças”, relatou o prefeito. O adolescente foi imobilizado pela própria população presente e, em seguida, apreendido pela Brigada Militar (BM).
‘Pediu para ir ao banheiro’ e ‘entrou pela porta da frente’, conta prefeito
As duas meninas de 8 anos feridas foram inicialmente encaminhadas ao Hospital São Roque, em Getúlio Vargas. De acordo com Zimmermann, uma delas já recebeu alta com cortes superficiais na cabeça, enquanto a outra foi transferida para Erechim, onde deverá passar por cirurgia.
A professora de 34 anos, que também ficou ferida, foi encaminhada ao Hospital Santa Terezinha, em Erechim. O coronel Carlos Alberto Cardoso de Aguiar Junior, comandante do CRPO Norte, de Erechim, destacou a bravura da educadora: “A professora, pelas informações que eu tenho, foi uma heroína, por ter tentado salvar as crianças.”
Em entrevista à RBS, Zimmerman relatou a ação do agressor: “Ele entrou na escola com uma faca, fez uso de bombinhas no chão para assustá-las. Depois entrou em uma sala de aula e feriu uma das crianças gravemente. Outras duas foram atingidas com cortes na cabeça, de forma leve.”
A Polícia Civil segue investigando as motivações do ataque que abalou a pequena cidade de Estação, com seus 5,5 mil habitantes e cinco escolas. A instituição de ensino atacada possui 152 alunos.
Em nota oficial, a Administração Municipal de Estação informou a suspensão das aulas em todas as escolas da rede municipal por tempo indeterminado. A prefeitura destacou que toda a equipe está mobilizada, prestando apoio e assistência contínua a todas as famílias e à comunidade escolar neste período de luto e consternação.