Uma nova edição do ‘Viva o Bairro’, o programa de consultas à sociedade e mutirões de manutenção, revitalização e lazer foi reativado em Santos. Segundo a Prefeitura de Santos, Campo Grande, Caneleira, Centro e Morro do Cruzeiro são as primeiras regiões a receber as atividades. Nesta primeira fase, as ações acontecem até o próximo dia 8 de maio.
Realizado de 2013 a 2023, o projeto foi relançado nesta terça-feira (22) em novo formato, durante evento na Praça Mauá (Centro). Com foco na zeladoria urbana, as equipes estarão voltadas para atender solicitações de pintura, drenagem, capinação, sinalização, iluminação, poda, tapa buracos, entre outros, aproximando os cidadãos da Administração pública.
Unidades móveis (trailers) ficarão estacionados em pontos específicos para ouvir a população e também servirão para guardar kits de jardinagem, permitindo a conservação de áreas verdes e a instalação de floreiras em espaços públicos.
As atividades, que reúnem mais de mil servidores de vários setores da Prefeitura, serão agendadas em todos os bairros da Cidade, a partir de visitas e postos de escuta disponibilizados pela Ouvidoria e Controle e a Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref).
O ‘Viva o Bairro’ em Santos também fará intervenções paisagísticas, com a participação do programa Amigos do Verde e da Coordenadoria de Paisagismo (Copaisa). Além desses serviços, o evento será encerrado com uma Rua de Lazer, disponibilizando oportunidades de emprego, saúde, educação, empreendedorismo, cidadania e atividades esportivas.
Cinco Regionais
Todas as cinco prefeituras regionais (Área Continental, Centro, Morros, Zona Noroeste e Zona da Orla/Intermediária) estão envolvidas no programa, bem como a Prodesan, a Terra Santos, sociedades de melhoramentos e concessionárias de serviços públicos. Além das escutas nos bairros, as intervenções atenderão as demandas registradas nos canais da Ouvidoria.
“O objetivo do Viva o Bairro é aproximar os serviços da Prefeitura e os cidadãos, com respostas rápidas. O programa é mais uma forma do poder público estar presente no cotidiano da população, incentivando a participação cidadã e o diálogo com lideranças, comerciantes, prestadores de serviços, para tomar as decisões que atendam aos anseios da comunidade de cada bairro”, explicou o prefeito Rogério Santos.
Para o titular da Sepref, Rivaldo Santos, trata-se do retorno de um projeto já aprovado pelos moradores santistas.
“É a volta de um programa de sucesso, que sempre foi muito bem recebido pela população. Com essa parceria entre Sepref e Ouvidoria, iremos ampliar os mutirões de serviço. Trazemos ainda a novidade de dois trailers, que vão fazer a escuta ativa dos munícipes e darão apoio às equipes de paisagismo por toda a Cidade”, ressaltou.
Também sob responsabilidade da Ouvidoria, o novo projeto vai complementar as atribuições do próprio órgão. Principal canal de comunicação dos santistas com o governo municipal, o serviço disponibiliza atendimento telefônico, pela internet e presencial.
O ouvidor municipal, Marcos Libório, destaca que a retomada do ‘Viva o Bairro’ vai facilitar ainda mais a participação dos cidadãos nos destinos do Município e na melhoria dos serviços públicos. “A Ouvidoria é o contato imediato da população com a Prefeitura, através das formas de interação disponíveis, com atendimento feito por servidores e pela internet. Mas vai ser muito mais atrativo para os cidadãos dialogarem diretamente com os representantes da Administração”.
Já a participação da Secretaria de Comunicação e Economia Criativa (Secom) envolve, além da divulgação dos encontros e os resultados do ‘Viva o Bairro’ em Santos, contribuir para tornar a comunicação da Prefeitura mais acessível, inclusiva e participativa. “Iremos promover o combate à desinformação e fortalecer a cidadania, ampliando a divulgação dos programas, direitos e serviços públicos e reforçando a transparência e a prestação de contas da gestão municipal”, explica a titular da Secom, Selley Storino.
Canais de ouvidoria em Santos do ‘Viva o Bairro’
A Ouvidoria pode ser acionada através dos telefones 162 ou 13 -3213-7348, de segunda a sexta, das 7h às 18h30, ou pessoalmente, no Paço Municipal (Praça Mauá s/nº – térreo), das 10h às 16h. Pela internet, através do site www.santos.sp.gov.br/ouvidoria ou pelo e-mail ouvidoria@santos.sp.gov.br (somente para dúvidas e informações).
Programação das Unidades Móveis
Zona da Orla e Intermediária
1 – Sociedade de Melhoramentos do Campo Grande
Rua Teixeira de Freitas, 33
Do dia 23/04 até o dia 29/04
2 – Rua Carvalho de Mendonça esquina com Av. Bernardino de Campos
Do dia 30/04 ao dia 02/05
3 – Estação Cidadania
Av. Ana Costa com Av. Francisco Glicério
Do dia 05/5 ao dia 08/5
Continua após a publicidade
Unidade móvel na Zona Noroeste
1 – Praça João Antônio Sevilhano
Av. Francisco de Domenico esquina com Av. Nossa Senhora de Fátima
Do dia 23 ao dia 29
2 – Centro de Convivência Da Zona Noroeste
Rua Gilberto Franco Silva, 317
Do dia 30/4 ao dia 2/5
3 – Conjunto Caneleira 4
Rua Ângelo Martins Melero, 251
Do dia 05/5 ao dia 8/5
Programação dos Serviços de Raspação
CAMPO GRANDE
Rua Teixeira de Freitas com Rua Carvalho de Mendonça
Rua José Clemente Pereira com Marquês de São Vicente
CENTRO
Rua Xavier da Silveira com Praça Barão do Rio Branco
Rua General Câmara com Rua da Constituição
CANELEIRA
Rua Sebastião Brasil de Castro Rios.
Caminho São Jorge
MORRO DO CRUZEIRO
Rua Santo Eduardo
Rua São João