Baseado em dados de movimentação de contêineres equivalentes ao ano de 2023, a Cepal, Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe, confirmou o Porto de Santos como o maior da América Latina. A afirmação ocorreu no dia 12 de março, quando a instituição publicou seu último informe portuário.
As estatísticas da Comissão apontam que o Porto de Santos registrou a movimentação de 4,3 milhões de TEU (medida padrão para contêineres). O número é superior a aquele registrado em todos os outros cais da América Latina.
A título de comparação, em segundo lugar vem o porto de Manzanillo (México), com 3,7 milhões de TEU. Em seguida vêm, Cartagena (Colômbia), com 3,3 milhões; Callao (Peru), com 2,8 milhões e Manzanillo, no Panamá, com 2,6 milhões. Colon, também do Panamá, está em 13º no ranking, com 1,4 milhão de TEU em 2023.
Na costa leste da América do Sul, o porto que aparece em 2º na estatística da Cepal é Buenos Aires (12º no geral), com 1,4 milhão de TEU). No Brasil, o 2º da lista é Itajaí, considerando apenas os dados do terminal privado Portonave, com 1,3 milhão de TEU.
Para o presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, o Cepal vem confirmar o que o setor mundial já sabe há anos.
Continua após a publicidade
“Também somos o mais importante do hemisfério sul, se considerarmos todos os tipos de carga. E estamos trabalhando firme para crescer ainda mais, com obras de infraestrutura; novos arrendamentos, como o Tecon Santos 10; e o aumento expressivo da Poligonal, que atrairá investidores de todo o planeta”.