Uma frente fria em Santos deve deixar o mar agitado e causar ressacas e ventos intensos na região costeira a partir da tarde desta quinta-feira (22). Segundo o boletim do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta (NPH– Unisanta), divulgado nesta quarta (21), o mar deve ficar agitado até a madrugada de domingo (25), com ondas que deverão alcançar entre dois e três metros.
A instabilidade na baía de Santos deve resultar em ondas de mais de 2,5 m de altura entre a tarde de quinta-feira e a madrugada de domingo. A maré poderá alcançar 1,6 metro na baía de Santos e 1,9 metro no interior do estuário, com altura máxima prevista para quinta-feira e sexta-feira (23), por volta de meio-dia.
De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de atenção na região da orla e no interior do estuário. Se as previsões se confirmarem, há possibilidade de alagamentos nos períodos de maré alta, que podem ser potencializados em caso de chuva, que tem previsão de ser de fraca a moderada no período.
As recomendações da Defesa Civil incluem não entrar em áreas alagadas, buscar abrigo em possíveis momentos de tempestade e não enfrentar alagamentos ao transitar com um veículo. A Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199.