Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Bragança Paulista avança na criação da “Rota do Café” como novo eixo do turismo rural

Rota do Café (Foto: Divulgação/SECOM)

Bragança Paulista iniciou os primeiros passos para consolidar a “Rota do Café” como novo produto turístico ligado à tradição cafeeira da cidade. Em visita técnica a propriedades históricas, representantes das secretarias municipais e produtores locais percorreram fazendas com potencial para integrar o roteiro oficial de turismo rural.

A ação, organizada pelas secretarias de Desenvolvimento dos Agronegócios, Meio Ambiente e Cultura e Turismo, teve como foco a valorização do patrimônio material e imaterial da cafeicultura bragantina. A Fazenda Bocaina, sede da Associação dos Cafeicultores e construída em 1885, foi o ponto de partida do roteiro. O local abriga não apenas plantações de café, mas também uma capela recém-revitalizada, que passou a integrar o circuito cultural da propriedade.

Patrimônio, produção e experiência rural

Além da Bocaina, o grupo visitou o Cafezal do Joannes, produtor de café premiado nacionalmente, e a Fazenda Santa Cristina, fundada no fim do século XIX e reconhecida como uma das mais relevantes na história cafeeira regional. As duas propriedades aliam produção de alta qualidade com estrutura preservada e potencial de hospedagem.

O contato com os produtores e com a história viva da cafeicultura mostra como o agronegócio bragantino está conectado com as raízes do nosso país”, afirmou Leonardo Godoi Paes, secretário de Desenvolvimento dos Agronegócios.

Marcelo Carvalho, proprietário da Fazenda Santa Cristina, destacou o objetivo comum entre produtores e poder público. “Queremos resgatar o valor e as riquezas históricas da tradição cafeeira de Bragança”, afirmou.


Continua após a publicidade

Integração entre turismo, cultura e meio ambiente

A proposta da administração é estruturar um roteiro que conecte experiências sensoriais, imersão na história e práticas sustentáveis. Para o secretário de Meio Ambiente, João Ricardo G. Caetano, a valorização da vocação rural também contribui para a proteção do território. “Bragança tem enorme potencial turístico, e iniciativas como essa também ajudam a proteger o meio ambiente e estimular a economia local”, comentou.

Segundo a secretária de Cultura e Turismo, Mariléa Smith, a formatação da “Rota do Café” vai além do resgate histórico. “O objetivo é transformar esse conhecimento em produto turístico, com experiências autênticas, envolvimento das comunidades e fortalecimento da identidade local”, afirmou.

Autor

  • Iago Yoshimi Seo

    Jornalista de profundidade, autor do livro A Teoria de Tudo Social: Democracia LTDA., e ambicioso por política e debates

Mais lidas
adoção vila belmiro

Vila Belmiro recebe evento de adoção de pets

A Teoria do Elo expõe a correlação entre violência doméstica e maus-tratos animal (Foto: arquivo pessoal)

O que é a Teoria do Elo, a conexão oculta entre violência doméstica e maus-tratos a animais?

Cachorro não foi abandonado e família explicou o que ocorreu no vídeo

Vídeo de cachorro correndo atrás de carro gera mal-entendido

Feriado de Tiradentes (Foto: Acervo Público)

Dia de Tiradentes é ponto facultativo ou feriado nacional? Entenda

IMG_9854

Arsenal vence Real Madrid com gol de Martinelli e está nas semifinais

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.

add_action( 'wp_footer', function(){ ?> const lazyloadRunObserver = () => { const lazyloadBackgrounds = document.querySelectorAll( `.e-con.e-parent:not(.e-lazyloaded)` ); const lazyloadBackgroundObserver = new IntersectionObserver( ( entries ) => { entries.forEach( ( entry ) => { if ( entry.isIntersecting ) { let lazyloadBackground = entry.target; if( lazyloadBackground ) { lazyloadBackground.classList.add( 'e-lazyloaded' ); } lazyloadBackgroundObserver.unobserve( entry.target ); } }); }, { rootMargin: '200px 0px 200px 0px' } ); lazyloadBackgrounds.forEach( ( lazyloadBackground ) => { lazyloadBackgroundObserver.observe( lazyloadBackground ); } ); }; const events = [ 'DOMContentLoaded', 'elementor/lazyload/observe', ]; events.forEach( ( event ) => { document.addEventListener( event, lazyloadRunObserver ); } );