Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Comissão da Câmara aprova tramitação de projeto que revoga base do IPTU, mas aponta falhas técnicas

Comissão de Educação dá parecer favorável a tramitação do PLC que revoga o aumento do IPTU em Bragança Paulista.
Comissão de Bragança Paulista em votação do PLC do IPTU (Foto: Redes sociais)

Nesta semana, a Comissão de Educação, Cultura, Esporte, Saúde, Saneamento e Assistência Social da Câmara Municipal de Bragança Paulista aprovou, por unanimidade, o parecer favorável da vereadora Soninha da Saúde à tramitação do Projeto de Lei Complementar número 8, de 2025. A proposta revoga parte da Lei Complementar, que define os critérios de cobrança do IPTU no município.

Apesar da aprovação, a relatora destacou falhas relevantes no texto apresentado. O PLC 8/2025 não foi acompanhado por estudo de impacto financeiro, análise orçamentária, pareceres técnicos das Secretarias de Administração e Finanças nem por uma proposta de compensação da renúncia fiscal.

Risco de violação da Lei de Responsabilidade Fiscal

Segundo Soninha, a ausência desses documentos compromete o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. O artigo 14 da legislação exige que qualquer renúncia de receita venha acompanhada de estimativas do impacto orçamentário e medidas compensatórias.

Em seu parecer, a vereadora alertou para possíveis consequências da revogação da atual base de cálculo do IPTU. Ela afirmou que a medida pode fragilizar o financiamento da saúde pública municipal, citando como exemplo a suspensão judicial da cobrança do imposto no condomínio Quinta da Baroneza. A decisão resultou em uma perda estimada de R$ 23 milhões.

Esse montante seria destinado à saúde, setor que enfrenta carência de leitos, escassez de medicamentos e necessidade urgente de modernização tecnológica”, argumentou a parlamentar.

Procurados pela redação, os autores da proposição não retornaram, ficando aqui aberto para eventuais réplicas.


Continua após a publicidade

Participação de vereadores e novo projeto aprovado

Durante a sessão, a presidente da comissão, vereadora Camila Marino da Saúde, abriu espaço para o debate entre os parlamentares e o público. Participaram da discussão os vereadores Jocimar Scotti, Mauro Moreira, Rafael de Oliveira, Bruno Leme e Bruno Sucesso.

Além do parecer sobre o PLC do IPTU, a comissão aprovou, também por unanimidade, o Projeto de Lei 22/2025, de autoria do vereador Ismael Brasilino. O texto institui a Semana Municipal de Proteção à Criança e Segurança nas Escolas.

A próxima sessão da comissão está marcada para quarta-feira, 30 de abril, às 9h, no Auditório da Câmara.

Autor

  • Iago Yoshimi Seo

    Jornalista de profundidade, autor do livro A Teoria de Tudo Social: Democracia LTDA., e ambicioso por política e debates

Mais lidas
prefeitura de santos multa

Prefeitura de Santos multa empresas por contaminação em rede de drenagem

IMG_9915

Conheça o novo estádio provisório do Bragantino! Investimento de R$ 22 milhões

IMG_0140

Com um a menos, Corinthians vence e segue vivo na Sul-Americana

homem-tenta-furtar-ar-condicionado (1)

Homem invade orquidário e tenta furtar peça de ar-condicionado

fernando collor

Ex-presidente Collor é preso em Maceió

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.