A campanha de vacinação contra a Influenza em Atibaia terá neste sábado (26) seu Dia D, com atendimento ampliado em diversas unidades de saúde da cidade. A Secretaria Municipal da Saúde reforça que a imunização é a principal forma de evitar quadros graves da doença, especialmente durante os meses mais frios, quando o número de casos costuma aumentar.
O objetivo da ação é aumentar a cobertura vacinal da população-alvo e reduzir complicações, internações e óbitos causados pelo vírus da gripe. Além da vacina contra a Influenza, a Secretaria também oferecerá doses contra Febre Amarela e Dengue, esta última liberada para jovens entre 10 e 14 anos.
Público-alvo e Grupos Especiais
Devem se vacinar crianças entre seis meses e cinco anos incompletos, gestantes em qualquer fase da gravidez e idosos a partir de 60 anos. Também estão incluídos os chamados Grupos Especiais: puérperas, povos indígenas, comunidades quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde e da educação, profissionais da segurança pública, das Forças Armadas, dos Correios, além de caminhoneiros, motoristas do transporte coletivo, portuários e a população carcerária e seus funcionários.
Indivíduos com deficiência permanente, doenças crônicas ou acamados também fazem parte do público da campanha de vacinação de Atibaia.
Unidades de vacinação em Atibaia e horários
Unidades com atendimento das 8h às 17h:
Continua após a publicidade
- UBS Oswaldo Paccini (Centro)
- UBS Antônio de Pádua Alonso (Alvinópolis)
- USF Santa Clara
- USF Ana Nery (Imperial)
Unidades com atendimento das 8h às 13h:
- UBS Hélio Bacci (Tanque)
- UBS Majuca Macedo (Portão)
- UBS Pedro Maturana (Cerejeiras)
- UBS São José (Caetetuba)
- USF Itapetinga
- USF Flamenguinho
- USF Boa Vista
- USF Cachoeira
- USF Rio Abaixo
- USF Maracanã
- USF Rio Acima
- USF Usina
- USF Rosário
Atendimento da USF Rosário (em três locais diferentes):
- Das 8h às 10h: Jardim Shangrilá
- Das 10h30 às 12h30: Parque Fernão Dias
- Das 13h30 às 16h: Igreja do Ribeirão dos Porcos
Orientações e documentação
Para receber a vacina, crianças devem estar acompanhadas por um responsável maior de idade, portando CPF ou Cartão SUS e a carteira de vacinação. Caso tenham contraído Influenza recentemente, é necessário aguardar 30 dias para completar o esquema vacinal. A oferta está condicionada à disponibilidade de doses no município.