Os motociclistas que passarem pela avenida Ruy Rodriguez nesta segunda-feira (12) poderão participar de um pit stop educativo e retirar brindes. Parte do Movimento Maio Amarelo 2025, a blitz educativa para motociclistas é fruto de parceria entre a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a concessionária Via Colinas.
A abordagem ocorre no sentido bairro – Centro da via, posterior à Estação BRT Morumbi, a partir das 9h. Folhetos informativos que promovem a segurança no trânsito serão entregues por educadores e agentes da mobilidade urbana da Emdec. A Via Colinas vai distribuir kits contendo adesivos refletivos para capacete e spray anti-embaçante para viseira.
Os motociclistas são orientados sobre a importância de respeitar a velocidade regulamentada, a sinalização e a correta utilização dos equipamentos de segurança.
“Em 2024, conseguimos reduzir em 13% as mortes de motociclistas, mas eles seguem como principais vítimas do trânsito e também lideram os comportamentos de risco observados nas operações de fiscalização. Vamos continuar intensificando os esforços para reduzir ainda mais essa estatística”, destaca o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
Outras cinco blitze conjuntas ocorrem ao longo de maio
As orientações voltadas para conscientizar motociclistas vão continuar ao longo do mês de maio, em parceria com as concessionárias Via Colinas, Rodovias do Tietê e Rota das Bandeiras, além da Moto Madia. Confira o cronograma:
Blitze educativas para motociclistas
- 12/05 – segunda | a partir das 9h
- Av. Ruy Rodriguez (sentido bairro – Centro), posterior à Estação BRT Morumbi
- 14/05 – quarta | a partir das 9h
- Av. Lix da Cunha, próximo à Estação Anhanguera
- * com entrega de antenas corta-pipa
- 19/05 – segunda | a partir das 9h30
- Av. Ana Beatriz Bierrembach
- 21/05 – quarta | a partir das 10h
- Largo do Rosário
- * com entrega de antenas corta-pipa e vales para troca de óleo
- 26/05 – segunda | a partir das 9h
- Av. Ruy Rodriguez (sentido Centro – bairro), posterior ao Atacadão
Motociclistas são as principais vítimas do trânsito
Continua após a publicidade
Em 2024, 155 pessoas perderam a vida em vias urbanas e rodovias, a maioria (46%) motociclistas ou garupas. Foram 72 mortes neste grupo, número 13% menor do que o registrado em 2023 (83).
Até março de 2025, entre as 14 vidas perdidas em vias urbanas, sete (50%) eram motociclistas ou garupas. Eles também lideraram os comportamentos de risco identificados nas operações de fiscalização realizadas pela Emdec em abril. Das quase 1.485 infrações de trânsito identificadas nas 34 blitze realizadas, 72,5% (1.077) foram aplicadas a motociclistas.
Movimento Maio Amarelo
O Maio Amarelo foi criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em apoio à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020 da Organização das Nações Unidas (ONU). Neste ano, com o tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”, o movimento convida a população a desacelerar e levar para as ruas empatia, paciência e respeito.
Diversas atividades para mobilizar a população serão realizadas pela Emdec ao longo do mês de maio. A programação completa está disponível no site.