Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Abril Azul! Campinas terá ações de conscientização e respeito às pessoas com autismo

A programação inclui eventos culturais, rodas de conversa, serviços públicos e atividades esportivas voltadas à inclusão
WhatsApp Image 2025-03-31 at 10.05.36

A campanha Abril Azul 2025 será realizada ao longo do mês de abril pela Prefeitura de Campinas com o tema: “Autismo: informação gera empatia, empatia gera respeito”. A programação inclui eventos culturais, rodas de conversa, serviços públicos e atividades esportivas voltadas à inclusão, com o objetivo de fortalecer a rede de apoio e divulgar os direitos e serviços disponíveis à população com autismo e suas famílias.

A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Assistência Social e com apoio de diversas secretarias e instituições, reforça que o reconhecimento das capacidades e o respeito aos limites das pessoas com autismo são premissas fundamentais para a construção de uma cidade mais justa, inclusiva e empática.


Continua após a publicidade

Muitas pessoas com autismo apresentam habilidades como hiperfoco, atenção a detalhes e interesses específicos, características que podem se destacar em áreas como ciências, tecnologia, matemática e artes. Valorizar esses talentos é um passo fundamental para ampliar oportunidades e fomentar a autonomia de pessoas autistas, sem negligenciar suas necessidades e singularidades.

“Cada pessoa autista é única. Ao compreendermos isso, deixamos de esperar adequações impossíveis e passamos a oferecer o suporte necessário para que elas se desenvolvam e vivam com dignidade”, afirma Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social.

A atenção à saúde das pessoas com TEA em Campinas é estruturada a partir da Atenção Primária, com 68 Centros de Saúde (CSs) organizados em equipes multiprofissionais, compostas por médicos de família, pediatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e fisioterapeutas. Estes profissionais atuam segundo a Estratégia de Saúde da Família e seguem o Protocolo de Vigilância e Rastreio do Desenvolvimento Infantil, que permite o acompanhamento desde o nascimento até os 17 anos.

Nos casos que exigem atendimento especializado, os CSs fazem encaminhamentos para serviços como os Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSij) e instituições parceiras, como a Associação Pestalozzi de Campinas.

Imagem: Reprodução/ Alesp (Assembléia legislativa do Estado de São Paulo)

Programação do Abril Azul 2025 em Campinas

Destaques da Agenda

  • 2 de abril (terça-feira) – Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo
    Parque das Águas (Parque Jambeiro)
    8h às 11h – Atividades para crianças e adolescentes autistas e suas famílias, com contação de histórias com a autora Michelly Gassmann (“O Pinguim Azul”), feirão de serviços da Pessoa com Deficiência e visita ao Museu do Conhecimento da Água.
  • 5 de abril (sábado)
    9h às 11h – Palestra “Autismo na Vida Adulta” com Dra. Anita Brito e Nicolas Brito. Local: R. Pastor Cícero Canuto de Lima, 160 – Parque Itália. Inscrições gratuitas: Google Forms
  • 6 de abril (domingo)
    8h – Caminhada das Famílias Atípicas “Informação gera empatia, empatia gera respeito!”, junto ao evento “Passos que Unem”.
    Concentração: Portão do Ginásio do Taquaral
    Chegada: Kartódromo da Lagoa do Taquaral
    Com: personagens Star Wars, palhaços, apresentações culturais, tendas informativas, brinquedos infláveis e muito mais.
  • 8 de abril (terça-feira)
    19h30 – Reapresentação da peça “O Monstro e o Pente” com os educandos do Instituto SER
    Local: Teatro Oficina do Estudante – Shopping Iguatemi
    Ingressos gratuitos: Ingresso Digital
  • 12 de abril (sábado)
    10h30 – Roda de conversa com a escritora e ativista Andréa Werner – Local: PAICA
    12h às 17h – Feijoada Beneficente da ADACAMP – Rua Padre Francisco de Abreu Sampaio, 349 – Parque Itália (Convites: R$ 50 – Joyce: (19) 99705-5151)
  • 13 de abril (domingo)
    8h30 – 1º Treinão Solidário “O Bullying Não Tem Graça” – Parque Taquaral, Quadra de Patinação, Portão 05
  • 17 de abril (quinta-feira)
    9h30 – Palestras Pratea/Unicamp no Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas
    Temas: ABA e manejo de comportamentos disruptivos no autismo
  • 23 de abril (quarta-feira)
    16h – Sessão de cinema adaptada para autistas jovens e adultos no Cinemark do Shopping Iguatemi (Organização: Clínica Conduzir)
  • 29 de abril (terça-feira)
    Sabor da Inclusão – Diálogos sobre Seletividade Alimentar (detalhes a confirmar)

Outras atividades

  • 31 de março (segunda-feira) – Sessão solene na Câmara Municipal, às 15h.
  • 2ª semana de abril – Iluminação Azul do Castelo com abraço simbólico noturno.
  • 9 de abril – Live PodCativar com Danieli Jacomassi, da ADACAMP – às 17h.
  • 26 de abril – Treino inclusivo do projeto STARSTEA no Ginásio do Guarani – 10h30 (Inscrição: @starsteaguaranifc).

Serviços e Apoio

A população poderá acessar informações sobre os programas da Prefeitura, como o Cartão Bem Acessível, a atuação do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD), e orientações jurídicas e sociais. Além disso, campanhas como Setembro Verde e os conteúdos sobre a Rede de Apoio às Pessoas com Deficiência continuam disponíveis nos canais oficiais da Prefeitura.

Campanha Abril Azul

A campanha “Abril Azul” ocorre para conscientizar e dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). O mês foi escolhido porque o dia 2 de abril foi instituído pela ONU, em 2007, como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, como forma de ressaltar a necessidade crescente de novos programas desenvolvidos para apoiar as pessoas com autismo.

O Transtorno de Espectro Autista é uma condição neurológica que dura por toda a vida e se manifesta durante a primeira infância, apesar de muitas pessoas só serem diagnosticadas quando adultas.

A pessoa com autismo é caracterizada principalmente por suas interações sociais peculiares, formas de aprendizado fora do padrão, interesse intenso por assuntos específicos, inclinação para rotinas, desafios com comunicação típica e formas particulares de processar informação sensorial.

Um dos símbolos do Transtorno de Espectro Autista são as fitas decoradas com peças de quebra-cabeça. Elas podem ser utilizadas para identificar a prioridade devida às pessoas com o transtorno.

Pessoas de qualquer gênero, raça ou estado socioeconômico podem desenvolver o transtorno. O suporte adequado, acomodações e aceitação desta variação neurológica permitem que aqueles no espectro usufruam de oportunidades iguais e uma participação plena e efetiva na sociedade.


Continua após a publicidade

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.