O Dia do Museu é comemorado tanto de forma internacional quanto a nível nacional, no dia 17 de maio. Para o resto do mundo a celebração acontece desde 1977, depois da data ser instituída pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), para ampliar a consciência das pessoas sobre a importância dos locais como forma de adqurir conhecimento cultural. A data celebrativa acontece no Brasil pela primeira vez, isso porque a Lei que sanciona o Dia Nacional do Museu, foi públicada no Diário Oficial da União em 19 de setembro de 2024.
No Brasil, a celebração acontece como forma de valorizar o patrimônio cultural brasileiro, preservando a história e incentivando novas visitações as exposições.
Conheça os principais Museus de Campinas
Em comemoração à data, separamos os principais museus presentes na cidade de Campinas, para juntar a família, os amigos e fazer aquele passeio cultural no final de semana. Confira:
Museu de Arte Contemporânea José Pancetti
Fundado em 1965, o MACC homenageia o artista campineiro José Pancetti. O museu é uma instituição pública municipal voltada à conservação, estudo e divulgação da arte contemporânea brasileira e desde 1976 o edíficio fica junto ao Paço e à Biblioteca Municipal.

O acervo local conta com pinturas, esculturas e objetos tridimensionais, além de obras sobre papel e instalações. Em sua maioria, o tema abordado é a produção contemporânea brasielira, do pós-guerra aos dias atuais, indo da arte figurativa e abstrata, à experimentos mais modernos e tecnológicos. O museu conta também com um pequeno núcleo de arte moderna.
Museu da Imagem e do Som
Fundado em 1965 e sediado no Palácio dos Azulejos, o Museu da Imagem e do Som preserva o acervo de memória audiovisual de Campinas, com diversos equipamentos de produção e reprodução de imagens e sons. Englobando áreas de Vídeo e Áudio, Fotografia, Música, Cinema, Objetos Tecnológicos e Educação Patrimonial.

Museu da Cidade – Casa de Vidro
O Museu da Cidade fica localizado na Casa de Vidro, no Lago do Café, em Campinas, recebe escolas, entidades, organizações, grupos de amigos e famílias para visitas guiadas com agendamento. As obras expostas tem foco na história, arte, cultura e acessibilidade.

Museu de História Natural
Localizado no Bosque dos Jequitibás, uma reserva florestal de Mata Atlântica nativa, onde também fica um zoológico. O museu tem em seu acervo, fauna e flora brasileira, com destaque aos principais ecossistemas, compartilhando conhecimento para promover a preservação e também desenvolver programas de Educação Ambiental.

Hoje em dia, o Museu, junto com a Casa dos Animais Interessantes e o Aquário Municipal, possui um acervo de mais de 5 mil peças, incluindo mamíferos, aves, répteis, peixes, insetos e invertebrados.