As mulheres de Indaiatuba vítimas de violência contam com acolhimento e acompanhamento psicossocial ofertado pelo CREAS, por meio da Secretaria de Assistência Social, com atendimento particular com psicólogos e assistentes sociais, visando, entre outras coisas, a redução das violações dos direitos.
Além disso, para as situações mais graves que necessitam do afastamento do lar, a Secretaria de Indaiatuba disponibiliza o serviço de acolhimento institucional para mulheres em situação de violência, conhecido como “Casa das Rosas”.
Este atendimento acontece em prédio público construído pela Prefeitura, sendo administrado pela Organização da Sociedade Civil (OSC) desde setembro de 2024. Sendo acolhidas mulheres em situação de risco de morte ou ameaças em razão da violência doméstica e familiar, causadora de lesão, sofrimento físico, sexual, psicológico ou dano moral.
Continua após a publicidade

O serviço tem como objetivo ainda, o acolhimento e proteção integral, visando amparar mulheres e prevenir a continuidade de situações de violência. Faz parte do trabalho também, promoção do exercício dos direitos e da cidadania de todas elas, de modo a contribuir para o resgate e fortalecimento da sua autoestima.
As mulheres acolhidas podem estar sozinhas ou acompanhadas por seus filhos, com idade máxima de 17 anos, 11 meses e 29 dias. Durante o ano de 2024 foram acolhidas 11 mulheres e 16 filhos (crianças ou adolescentes), mas atualmente estão utilizando o serviço 2 mulheres e 2 crianças.