O novo edital do transporte coletivo de Campinas prevê uma redução significativa da frota elétrica inicialmente planejada para a cidade. A exigência, que era de 200 ônibus elétricos, caiu para 60 veículos, segundo o documento que será disponibilizado para consulta pública a partir do dia 2 de abril.

A implantação será gradual: serão inseridos 10 ônibus por ano, sendo cinco por lote, ao longo dos seis primeiros anos de vigência do contrato. A Prefeitura, no entanto, não descarta a ampliação da frota com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que pode viabilizar o financiamento de até 256 ônibus elétricos.

Prefeitura abre nova consulta pública
Documento ficará disponível até 2 de julho em sites da prefeitura
O novo edital do transporte será publicado no site da Secretaria de Transporte de Campinas (Setransp) e também no portal da Emdec, responsável pela gestão do sistema. A partir de 2 de abril, o conteúdo ficará disponível por 92 dias, até 2 de julho, para sugestões e críticas da população e entidades. Após esse prazo, o texto será consolidado e seguirá para licitação.

“A modernização do transporte público é uma prioridade da nossa gestão, e a publicação do edital representa um marco importante para oferecer um serviço mais eficiente, acessível e de qualidade para a população”, afirmou o prefeito Dário Saadi.
“Sabemos que o sistema atual enfrenta desafios e que os usuários merecem um transporte coletivo mais pontual, confortável e seguro”, completou.
Como será a concessão do novo sistema
Prefeitura estipula contrato de até 15 anos
A concessão será dividida em dois lotes:
- Lote 1: Regiões Norte, Oeste e Noroeste
- Lote 2: Regiões Leste, Sul e Sudoeste
Cada lote terá três áreas operacionais, totalizando seis. Segundo o novo edital do transporte, o contrato terá validade de 15 anos e a empresa vencedora será aquela que oferecer a menor tarifa de remuneração. O início da operação está previsto para até 180 dias após a assinatura.
Será obrigatória a constituição de uma SPE (Sociedade de Propósito Específico), com possibilidade de empresas participarem em consórcio.
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Novidades: bilhetagem, qualidade e novos veículos
Novo edital do transporte prevê quase R$ 1 bilhão de investimento nos primeiros cinco anos
Além da operação dos ônibus convencionais e do sistema BRT, o edital incorpora o PAI-Serviço (atendimento para pessoas com deficiência). A bilhetagem eletrônica terá gestão mista entre o poder público, a Emdec e as operadoras, com remuneração atrelada ao desempenho.
A frota contará com ônibus mais modernos, todos com ar-condicionado, Wi-fi, entradas USB, câmeras, GPS e computador de bordo. A estimativa é que os novos veículos tragam mais pontualidade, conforto, segurança e informações em tempo real para os passageiros.
O investimento previsto para a frota é de quase R$ 1 bilhão nos primeiros cinco anos e R$ 2 bilhões em 15 anos. O valor total da concessão chega a R$ 11 bilhões.

Participação popular e histórico do processo
Proposta foi feita com base em 11 audiências públicas
O novo edital do transporte foi construído com base em 11 audiências públicas realizadas em dezembro de 2024, em diferentes regiões da cidade. O processo também contou com participação da FIPE e da ANTP, que ofereceram apoio técnico.
A consulta pública anterior, realizada em 2022, acabou não resultando em propostas válidas. Com isso, a Prefeitura reorganizou o projeto e lançou novo processo com base nas contribuições recebidas da população, conselhos municipais e Ministério Público.