Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Obra de UBS no bairro Ypê Amarelo está parada desde 2021 e revolta moradores em Mogi Guaçu

População reclama de abandono e dificuldade de acesso a serviços de saúde
UBS MOGI GUAÇU (3)

A construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Ypê Amarelo, em Mogi Guaçu, está parada e sem previsão de conclusão, gerando revolta entre os moradores. Iniciada em 2021, a obra deveria ter sido entregue no ano seguinte, mas, passados quase quatro anos, o local segue cercado por tapumes, com entulho, mato alto e sinais claros de abandono.

Há cerca de seis meses, a equipe de reportagem da VTV esteve no local e voltou nesta terça-feira (20) para verificar a situação. O cenário continua o mesmo. Segundo os moradores, a movimentação na obra cessou logo após o período eleitoral.


Continua após a publicidade

“A obra está parada já tem um bom tempo. Eles estavam mexendo durante o período eleitoral, mas, assim que passou, praticamente na mesma semana, já não tinha mais ninguém trabalhando”, relatou uma moradora que preferiu não se identificar.

A UBS seria a primeira unidade de saúde dentro do Ypê Amarelo, um bairro afastado do centro da cidade. Para tomar vacinas, marcar consultas ou exames, os moradores precisam se deslocar até outras regiões. A unidade mais próxima fica a cerca de uma hora de caminhada, o que torna o acesso à saúde ainda mais difícil para idosos, crianças e pessoas com mobilidade reduzida.

Rayan Oliveira, técnico agrícola e morador do bairro, diz que as opções de deslocamento são limitadas. “A distância chega a uns três quilômetros. Mas como um idoso consegue ir a pé? Ou uma mãe com uma criança de colo, por exemplo?”, questiona.

A frustração com a espera e a falta de explicações também causam indinação nos moradores. “Cadê os nossos impostos? Onde estão indo parar? Tem muita coisa que a prefeitura não está fazendo pelos moradores de Mogi Guaçu”, reclamou Solange Chaves, atendente de caixa.

Resposta da Prefeitura de Mogi Guaçu

Em nota, a Prefeitura de Mogi Guaçu informou que, em janeiro deste ano, rescindiu o contrato com a empreiteira responsável pela construção, devido ao descumprimento sistemático do cronograma de obras da UBS do Parque Residencial Ypê Amarelo.

A Secretaria Municipal de Obras e Mobilidade esclareceu que foi aplicada uma multa à empresa como forma de reparação pelos prejuízos causados ao município. Um novo processo de licitação está em andamento. Segundo a administração, a segunda colocada na concorrência foi convocada e o processo encontra-se em fase de análise de documentação.


Continua após a publicidade

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.