A Operação Fluidez realizada na avenida Ruy Rodriguez vai ser mantida pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) por mais um período experimental. A operação consiste na liberação controlada da faixa da direita para veículos particulares, junto ao novo Terminal BRT Ouro Verde, no sentido bairro – Centro, no pico da manhã, entre 6h e 8h, em dias úteis.
A faixa liberada para os veículos não interfere na operação das linhas municipais. Duas faixas exclusivas são dedicadas à circulação das linhas BRT10 (Ouro Verde – paradora) e BRT11 (Vida Nova – paradora). A ação é sinalizada com cones e conta com o apoio operacional dos agentes da Emdec.
“Nessa primeira fase experimental, avaliamos que a operação é viável e resulta em redução significativa da lentidão naquele trecho da Ruy Rodriguez, sem comprometer a operação do terminal”, explica o presidente da Emdec, Vinicius Riverete. “A ideia agora é consolidar a operação de forma definitiva. Para isso, estamos avaliando ajustes nos tempos semafóricos e o redesenho de faixas”, completa.
Além de promover fluidez ao trânsito de veículos convencionais e reduzir pontos de lentidão, principalmente no trecho entre as vias Aglaia e Benedito Roberto Barbosa, a operação vem resultando em mais eficiência para o transporte público coletivo. A operação da linha BRT11, que parte do Terminal Vida Nova, e das linhas alimentadoras que vêm da região do Vida Nova, é favorecida.
Continua após a publicidade
Terminal Ouro Verde atende as linhas BRT10 e BRT11
Com 126 mil metros quadrados, o Terminal BRT Ouro Verde atende os usuários desde o dia 25 de abril. O espaço é atendido pelas linhas BRT10 (Ouro Verde) e BRT11 (Vida Nova).
Integrada ao terminal convencional e ao Hospital Ouro Verde, a nova estrutura tem como diferenciais os acessos por elevadores dedicados às pessoas com mobilidade reduzida, passarelas e escadas rolantes. O funcionamento do terminal marcou a total operação dos Corredores BRT em Campinas.