Considerado um dos maiores fotógrafos da história do Brasil, Sebastião Salgado morreu, na manhã desta sexta-feira (23), aos 81 anos de idade. As causas da morte não foram divulgadas.
A informação sobre a morte de Sebastião, que ocorreu em Paris, na França, foi divulgada primeiramente pelo Instituto Terra. A Organização Não Governamental (ONG), que foi fundada por Sebastião e Lélia Wanick, sua esposa, divulgou uma nota a respeito do óbito por volta de 12h10.
“Sebastião foi muito mais do que um dos maiores fotógrafos de nosso tempo. Ao lado de sua companheira de vida, Lélia Deluiz Wanick Salgado, semeou esperança onde havia devastação e fez florescer a ideia de que a restauração ambiental é também um gesto profundo de amor pela humanidade. Sua lente revelou o mundo e suas contradições; sua vida, o poder da ação transformadora”, afirma a nota.
As causas da morte de Sebastião não foram divulgadas.
Quem foi Sebastião Salgado
Nascido em 1944, no Estado de Minas Gerais, Sebastião Salgado visitou, ao longo de sua carreira como fotógrafo, mais de 100 países levando sempre seu projeto de fotografia. Rapidamente, Sebastião se tornou em uma referência para a fotografia nacional e internacional, tendo trabalhado em agências como Sygma, Gamma e Magnum.
Ele foi responsável por registrar imagens na Revolução dos Cravos, em Portugal, e da corrida do ouro em Serra Pelada, no Pará. Sebastião realizou centenas de exposições, atuou como embaixador da Boa Vontade da UNICEF e também foi nomeado para a Academia de Belas-Artes de Paris.