Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Carteira do idoso: veja benefícios e como solicitar

Prioridade em atendimentos e passagens com no mínimo 50% estão entre as principais vantagens do documento
carteiraidoso_394ca9d63f

A Carteira da Pessoa Idosa é uma das formas de comprovação de renda para acessar o direito do acesso a transporte interestadual gratuito (duas vagas por veículo) ou desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens para pessoas idosas com renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos.

A Carteira da Pessoa Idosa tem as informações de identificação da pessoa e QR Code ou código alfanumérico para verificação da validade da carteira.

A pessoa idosa que tem como comprovar renda NÃO necessita da Carteira da Pessoa Idosa para ter acesso às passagens interestaduais gratuitas ou o desconto no valor da passagem. Basta apresentarem o comprovante de renda (de até 2 salários mínimos) e o documento de identidade para ter direito ao benefício. Contudo, a carteira facilita o acesso ao direito, por isso o sistema gera a carteira também para as pessoas que têm outros meios de comprovação de renda. Dessa forma, os municípios e o Distrito Federal podem emitir a carteira também para os idosos que estejam dentro do critério da renda, independente se estes já tenham outra forma de comprovação de renda.

O processo para solicitar a Carteira do Idoso pode ser feito de modo totalmente online no portal do Governo Federal, usando uma conta Gov.br. Vale reforçar que, para que a carteira continue válida, a pessoa idosa precisa manter suas as informações atualizadas no Cadastro Único.

Benefícios da carteira do idoso

O principal benefício concedido pela Carteira da Pessoa Idosa é a possibilidade de viajar de forma gratuita ou com, no mínimo, 50% de desconto no valor das passagens interestaduais rodoviárias, ferroviárias e aquaviárias. Além disso, o documento fornece:


Continua após a publicidade

  • Acesso a serviços prioritários em estabelecimentos;
  • Descontos em ingressos;
  • Identificação oficial adicional.

Como solicitar a carteira do idoso?

Para solicitar a Carteira da Pessoa Idosa, basta acessar o site do Governo Federal (carteiraidoso.cidadania.gov.br) e clicar no botão “Emitir Carteira”. Será aberta uma caixa de diálogo. Nela, selecione o botão “Entrar com gov.br” e faça login com seu CPF e senha. Em seguida, basta seguir as instruções fornecidas na tela para emitir a carteira. É possível imprimi-la ou salvá-la no celular.

Também é possível emitir a Carteira do Idoso presencialmente. Basta ir até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo e informar dados como CPF, nome ou NIS ao técnico do CRAS. A Carteira da Pessoa Idosa tem as informações de identificação do cidadão e um QR Code ou código alfanumérico para verificação da validade do documento.

Vale ressaltar que a pessoa que fizer sua inscrição ou atualização no Cadastro Único deverá aguardar cerca de 45 dias para emitir a Carteira da Pessoa Idosa. Caso o cidadão tenha solicitado a Carteira presencialmente e ainda não conste no sistema, o município poderá fornecer uma Declaração Provisória que tem a mesma função da carteira, com validade de 180 dias.

Mais lidas
adoção vila belmiro

Vila Belmiro recebe evento de adoção de pets

Acidente grave mata cantor em rodovia de Pinhalzinho (Foto: Celso Ricardo / Mais Bragança)

Cantor Kaio Lins morre em acidente grave na Capitão Bardoíno, no interior de São Paulo

A Teoria do Elo expõe a correlação entre violência doméstica e maus-tratos animal (Foto: arquivo pessoal)

O que é a Teoria do Elo, a conexão oculta entre violência doméstica e maus-tratos a animais?

festa peão paulínia igor tuzuki FPP

Festa do Peão de Paulínia fecha edição 2025 com crescimento de 75%

Rota do Café (Foto: Divulgação/SECOM)

Bragança Paulista avança na criação da “Rota do Café” como novo eixo do turismo rural

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.

add_action( 'wp_footer', function(){ ?> const lazyloadRunObserver = () => { const lazyloadBackgrounds = document.querySelectorAll( `.e-con.e-parent:not(.e-lazyloaded)` ); const lazyloadBackgroundObserver = new IntersectionObserver( ( entries ) => { entries.forEach( ( entry ) => { if ( entry.isIntersecting ) { let lazyloadBackground = entry.target; if( lazyloadBackground ) { lazyloadBackground.classList.add( 'e-lazyloaded' ); } lazyloadBackgroundObserver.unobserve( entry.target ); } }); }, { rootMargin: '200px 0px 200px 0px' } ); lazyloadBackgrounds.forEach( ( lazyloadBackground ) => { lazyloadBackgroundObserver.observe( lazyloadBackground ); } ); }; const events = [ 'DOMContentLoaded', 'elementor/lazyload/observe', ]; events.forEach( ( event ) => { document.addEventListener( event, lazyloadRunObserver ); } );