Samir Xaud é médico infectologista de 41 anos, com especialização em medicina esportiva, o candidato à presidência da CBF é de Boa Vista (RR) e filho de Zeca Xaud, que completará em 2026 quatro décadas no cargo de presidente da Federação Roraimense de Futebol. Xaud foi eleito em janeiro de 2024 para suceder o pai, e assumiria o posto a partir de 2027.
Na política, Samir se candidatou a deputado estadual em 2018 pelo Partido Verde (PV), obtendo 2.069 votos, e a deputado federal em 2022 pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), alcançando 4.816 votos.
Candidato único à presidência da CBF
Xaud oficializou sua candidatura à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), neste domingo (18). A chapa possui o slogan “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização” e teve o registro subscrito por 25 federações, além de dez clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro masculino.
A eleição que vai escolher o substituto de Ednaldo Rodrigues, afastado do cargo pela Justiça do RJ na última quinta-feira (15), está marcada para o próximo domingo (25). Para ganhar, o candidato precisa ter apoio declarado de ao menos oito federações, segundo o estatuto da CBF em validade. Até o momento, apenas duas delas, as de São Paulo e Mato Grosso, não endossaram a candidatura de Xaud.
Por esse motivo, a eleição no dia 25 de maio será apenas protocolar, já que não sobraram apoiadores suficientes para um segundo candidato. Mesmo assim, o prazo para inscrição de chapas acaba na terça-feira (20).
Entre os clubes que apoiaram formalmente Samir estão: Vasco, Botafogo, Palmeiras, Grêmio, Remo, Paysandu, Amazonas, CRB, Volta Redonda e Criciúma. Se eleito, ele começará o mandato imediatamente e ficará no cargo até 2029.
A chapa
Oito vice-presidentes fazem parte da chapa de Xaud e serão eleitos para o mesmo tempo de mandato do possível futuro presidente. Confira os nomes:
- Michelle Ramalho Cardoso – presidente da Federação Paraibana de Futebol
- Flavio Diz Zveiter – advogado, ex-vice-presidente de projetos especiais da CBF e ex mandatário do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD)
- Ricardo Augusto Lobo Gluck Paul – presidente da Federação Paraense de Futebol
- Gustavo Dias Henrique – diretor de Relações Institucionais da CBF
- José Ivanildo da Silva – presidente da federação do Rio Grande do Norte
- Ednailson Leite Rozenha – presidente da federação do Amazonas
- Rubens Renato Angelotti – presidente da Federação Catarinense de Futebol
- Fernando José Macieira Sarney – vice-presidente da CBF e atual interventor na entidade