Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Azul flexibiliza remarcações para voos no Rio após operação mais letal da história do estado

Companhia diz que operações seguem normais, mas clientes poderão remarcar ou cancelar bilhetes em meio à escalada da violência na capital fluminense.
Azul flexibiliza remarcações para voos no Rio após operação mais letal da história do estado

A Azul Linhas Aéreas informou que está flexibilizando a remarcação de passagens aéreas com destino ao Rio de Janeiro devido à escalada da violência registrada na Região Metropolitana após a megaoperação deflagrada nos complexos do Alemão e da Penha. A ação policial, considerada a mais letal da história do estado, ocorreu na última terça-feira (28) e resultou em mais de 120 mortos, de acordo com levantamento do SBT.

Segundo nota da companhia, a alteração ou cancelamento dos bilhetes será autorizada mediante disponibilidade de assentos ou com a conversão do valor pago em crédito para uso futuro. Cada solicitação será analisada individualmente, por meio dos canais oficiais da Azul. Apesar da medida, a empresa afirmou que suas operações na cidade seguem dentro da normalidade. Segundo a empresa, não há uma data estipulada para encerrar a flexibilização.

“Por liberalidade, a empresa está flexibilizando remarcações nos bilhetes (…) como medida necessária para salvaguardar o interesse público”, destacou o comunicado oficial.

Mais de 60 corpos encontrados por moradores

A flexibilização ocorre em meio à comoção gerada pelos efeitos da chamada Operação Contenção, que envolveu cerca de 2.500 agentes das forças de segurança estaduais e federais. Durante a madrugada desta quarta-feira (29), moradores da Serra da Misericórdia relataram a localização de mais de 60 corpos em área de mata na região da Vacaria. Os cadáveres foram levados à Praça São Lucas, na Estrada José Rucas.

A ação teve como alvo a cúpula do Comando Vermelho (CV). Até o momento, o governo do Rio reconhece 64 mortos, entre eles quatro policiais. No entanto, apuração do SBT indica que o número de vítimas ultrapassa 120, embora nem todos constem no boletim oficial.

Resistência armada e uso de drones

As forças policiais enfrentaram resistência armada intensa durante a incursão. Criminosos utilizaram barricadas incendiadas e drones para atrasar o avanço dos agentes. Ao menos três moradores ficaram feridos. Até agora, foram registradas 81 prisões e 93 fuzis apreendidos.

Relatos de moradores apontam que os acessos à Serra da Misericórdia permanecem bloqueados e há forte presença policial na área. “Tem muito corpo e sangue para todo lado”, disse o ativista Raull Santiago, do Instituto Papo Reto, nas redes sociais.

Ranking das operações mais letais do RJ

Com a ofensiva nos complexos do Alemão e da Penha, a operação superou outros episódios marcantes da repressão policial no estado. Veja o levantamento do Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos (Geni), da Universidade Federal Fluminense (UFF):

  1. Complexo do Alemão e Penha, outubro de 2025 – mais de 120 mortos
  2. Favela do Jacarezinho, maio de 202128 mortos
  3. Vila Cruzeiro, maio de 202223 mortos
  4. Vila Operária (Duque de Caxias), janeiro de 199823 mortos
  5. Complexo do Alemão, junho de 200719 mortos

A Secretaria de Segurança do Rio ainda não atualizou oficialmente o número de mortos na ação. A apuração continua.


Continua após a publicidade

Autor

  • Iago Yoshimi Seo

    Jornalista formado em junho de 2025, atuando desde 2023 com foco em reportagens de profundidade, gestão de projetos, fotografia e pesquisa. Autor de obra sobre temas sociais e políticos, com análise crítica da democracia e da sociedade.

VEJA TAMBÉM

Copa do Mundo 2026: veja todas as seleções classificadas até agora

Seleções classificadas para a Copa do Mundo: veja quem já garantiu vaga em 2026

Larissa Manoela processa gravadora e pede indenização por danos morais; entenda

Larissa Manoela processa gravadora e pede indenização por danos morais; entenda

VÍDEO: Loja no Centro de Campinas é furtada duas vezes na mesma madrugada

VÍDEO: Loja no Centro de Campinas é furtada duas vezes na mesma madrugada

Botafogo x Sport: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações

Botafogo x Sport: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.