Uma mulher, identificada como a diretora de uma creche, foi denunciada à Polícia Civil após ela ter sido flagrada por um vídeo de uma câmera de monitoramento retirando uma bebê, de 11 meses de idade, de maneira brusca de dentro de uma sala de aula na última terça-feira (22). O caso aconteceu em Manaus, no Estado do Amazonas.
No vídeo, que circula pelas redes sociais e aplicativos de mensagens, é possível ver o momento em que a diretora retira a bebê de uma sala de aula, mas a levanta de forma brusca por um dos braços, antes de deixá-la em outro cômodo e retornar.
O caso aconteceu no dia 22 de abril em uma creche que fica no bairro Dom Pedro, na Zona Centro-Oeste de Manaus.
As imagens que viralizaram nas redes sociais foram obtidas pela própria família da vítima, que conta com um aplicativo, cedido pela creche, onde é possível assistir as câmeras de monitoramento da unidade de ensino para observar a rotina das crianças ao longo do dia na creche.
Comportamento da criança chamou atenção
Ainda de acordo com os familiares, antes do vídeo, a bebê teria apresentado um comportamento incomum após começar a frequentar a creche e isso chamou a atenção dos pais. Em contato com a escola, uma das professoras sempre afirmava, porém, que estava tudo bem com a bebê.
Apesar disso, eles chegaram a marcar um psicólogo online para atender a filha e, neste meio tempo, a mãe da bebê, ao assistir as câmeras do aplicativo da creche, flagrou a situação.
Creche tentou explicar
O pai da criança entrou em contato com a instituição de ensino para questionar o ocorrido e foi informado que a bebê teria ficado incomodada com a sala escura, uma vez que as luzes foram apagadas para uma atividade. Apesar disso, a maneira como a criança foi retirada da sala de aula gerou preocupação nos pais da bebê e em outros pais de outros alunos do local.
Um boletim de ocorrência foi registrado pela Polícia Civil do Amazonas na Depca, a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente. O caso será investigado.
Continua após a publicidade
Unidade de ensino emitiu nota
A instituição enviou uma nota à imprensa na mesma semana do ocorrido e afirmou que, caso irregularidades sejam confirmadas, medidas serão tomadas. Confira, a seguir, a íntegra do comunicado.
Sempre pautamos nossas atividades no respeito, cuidado e proteção integral às crianças, seguindo rigorosamente as normas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e as diretrizes de educação infantil.
Temos orgulho de nosso histórico de atendimento responsável e afetivo, com profissionais capacitados e supervisionados. Quanto as denúncias, cabe esclarecer que as acusações já estão sendo investigadas internamente.
Todavia, não podemos nos esquecer do necessário respeito ao contraditório e desde já agradecemos e elogiamos aos canais que respeitam ao contraditório ouvindo as duas partes, os dois lados da história antes de publicarem suas matérias, pois muitas vezes, muito embora, em um primeiro momento as noticias ou imagens que são divulgadas, no contexto em que são inseridas, possam passar uma impressão negativa, faz-se necessário analisar todo o contexto, para que não haja julgamentos injustos, baseados e apenas um decote de um vídeo.
A creche Aconchego do Bebê esclarece ainda, que caso seja confirmado qualquer irregularidade, agirá com transparência e rigor, aplicando as medidas cabíveis. Repudiamos qualquer forma de violência e ressaltamos que nossa equipe é treinada para agir com ética e zelo.
Já nos disponibilizamos a colaborar plenamente no que for necessário com as investigações e disponibilizaremos as autoridades competentes todos os nossos registros internos para esclarecimentos.
Reforçaremos ainda mais nossos protocolos de monitoramento e capacitação. Sempre mantivemos canais abertos com pais e responsáveis para diálogo e acompanhamento. Confiaremos que a verdade prevalecerá e que nossa creche será inocentada de quaisquer acusações infundadas. Seguiremos trabalhando com amor e dedicação, por nossas crianças, como sempre fizemos.