Rodrigo de Andrade – SBT News
Uma ponte que liga os estados do Tocantins e do Maranhão desabou, neste domingo (22), deixando, até o momento, dois mortos. Imagens de câmeras de celular registraram o momento da queda da estrutura no Rio Tocantins.
As duas vítimas fatais confirmadas são uma mulher de 25 anos e outra, ainda sem idade confirmada. Um homem de 36 anos foi socorrido com fratura na perna e pelo menos outras 14 pessoas permanecem desaparecidas. Além disso, quatro caminhões, dois automóveis e duas motocicletas estão submersos no rio.
As buscas prosseguem, mas os bombeiros encontram dificuldades pela profundidade do rio, que pode chegar a 80 metros – mergulhadores chegaram, até o momento, a 40 metros.
Nas imagens, é possível ver quando uma caminhonete passa por cima da ponte Juscelino Kubitschek, que liga as cidades de Palmeiras (TO) e Estreito (MA), aumentando uma rachadura no local. Segundo o DNIT, o vão central da ponte de 533 metros cedeu, e a causa será investigada.
A Polícia Rodoviária Federal orienta que os motoristas evitem a região e façam os desvios possíveis. Do Tocantins para o Maranhão, a sugestão é pegar a TO-050 até a BR-230, em direção a Imperatriz; e do Maranhão para o Tocantins, seguir pela BR-226 até Porto Franco, depois pela BR-010 até Imperatriz.
Em nota, a PRF informou que as buscas foram suspensas “pois foram identificados por mergulhadores dos Bombeiros que dois caminhões que caíram da ponte estão carregados com produtos perigosos”.
“Um está carregado de ácido sulfúrico e o outro carece de confirmação. Outra equipe de mergulhadores dos Bombeiros está vindo de Palmas. Por se tratar de produto perigoso, a busca foi suspensa.”