A cidade de Americana, que tem 237 mil habitantes e fica no interior de São Paulo, completa 149 anos nesta terça-feira (27). Formada por imigrantes italianos e confederados, a sua história começou nas fazendas da região, com o surgimento da estação férrea e, principalmente, desenvolvimento da indústria tecelã.
Segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a receita do município no ano de 2023 foi de R$ 1,3 bilhão e a renda per capita é de R$ 62,2 mil. Um dado interessante é que 18,98% da população americanense têm mais de 60 anos. Esse quantitativo é o maior de toda a RMC (Região Metropolitana de Campinas) e está acima do Estado.

Americana é conhecida como a “Princesa Tecelã” pelo destaque durante décadas no cenário nacional. Hoje, o município tem sua economia voltada aos setores da indústria, serviços e comércio.
📲 Participe do canal VTV News no WhatsApp
Continua após a publicidade
No segmento industrial, dos 3.462 inscritos, predominância ainda para as confecções, com 1.422 registros, confirmando que Americana segue firme com sua vocação. Em segundo lugar, com 537 cadastrados, fica o segmento “Têxtil – tecelagem”. Atualmente, a cidade tem duas faculdades (FAM e Fatec) e a universidade Unisal, além de diversas startups.
De acordo com os dados estatísticos, Americana se consolidou como um lugar urbano, predominantemente feminino, que permite uma vida longa.
