Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Artur Nogueira decreta estado de crise hídrica e estabelece racionamento

Manancial que abastece a cidade está em 40% do total
barragem-cotrins-4-1024x682

Em função da falta de chuvas e da redução dos níveis da represa que abastece Artur Nogueira, a Prefeitura decretou estado de crise hídrica e estabeleceu medidas para tentar evitar que o município passe por uma situação de falta d’água.

A administração diminuiu a pressão na rede de água, em horários específicos, o que a Prefeitura já considera como racionamento. O documento, assinado pelo prefeito, foi publicado na sexta-feira (28/06). O governo municipal também decretou situação de emergência por conta da estiagem.

Segundo a Prefeitura de Artur Nogueira, a represa Cotrins, principal fonte de captação de água da cidade, está com “nível precário”, de 1,65 metro abaixo do normal e se chegar a 1,80m, o manancial atinge o volume morto.

A região de Campinas vive um período de seca neste ano. Em Campinas, por exemplo, primeiro semestre foi o 3° que menos choveu em um período de 10 anos. A situação provocou um alerta nas prefeituras para o risco de viver uma situação de falta d’água, como a que ocorreu na crise hídrica de 2014, a maior da história do estado de São Paulo.

Apesar de ter garoado na cidade nesta segunda-feira (01/07), a falta de chuvas ainda preocupa a prefeitura, já que, no mês de junho, não houve chuva.


Continua após a publicidade

Além do racionamento, Artur Nogueira também tomou outras medidas, como suspender a captação de água da represa Cotrins por duas horas por dia, para recuperar o nível da lagoa.

O decreto de estado de crise hídrica de Artur Nogueira tem quatro etapas de medidas de contingência caso o nível da represa abaixe mais:

  • Nível 1: represa em 60% – decretar estado de alerta;
  • Nível 2: represa em 50% – suspensão de licenças de servidores do DAEE;
  • Nível 3: represa em 40% – racionamento (situação atual);
  • Nível 4: suspensão de água para indústrias e zona rural.

Com o decreto de crise hídrica, a prefeitura também pode confiscar poços de empresas privadas para garantir o abastecimento.

Mais lidas
A Teoria do Elo expõe a correlação entre violência doméstica e maus-tratos animal (Foto: arquivo pessoal)

O que é a Teoria do Elo, a conexão oculta entre violência doméstica e maus-tratos a animais?

morte dengue rio claro

Bragança Paulista confirma primeira morte por dengue em 2025

festa peão paulínia igor tuzuki FPP

Festa do Peão de Paulínia fecha edição 2025 com crescimento de 75%

Feriado de Tiradentes (Foto: Acervo Público)

Dia de Tiradentes é ponto facultativo ou feriado nacional? Entenda

IMG_9915

Conheça o novo estádio provisório do Bragantino! Investimento de R$ 22 milhões

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.

add_action( 'wp_footer', function(){ ?> const lazyloadRunObserver = () => { const lazyloadBackgrounds = document.querySelectorAll( `.e-con.e-parent:not(.e-lazyloaded)` ); const lazyloadBackgroundObserver = new IntersectionObserver( ( entries ) => { entries.forEach( ( entry ) => { if ( entry.isIntersecting ) { let lazyloadBackground = entry.target; if( lazyloadBackground ) { lazyloadBackground.classList.add( 'e-lazyloaded' ); } lazyloadBackgroundObserver.unobserve( entry.target ); } }); }, { rootMargin: '200px 0px 200px 0px' } ); lazyloadBackgrounds.forEach( ( lazyloadBackground ) => { lazyloadBackgroundObserver.observe( lazyloadBackground ); } ); }; const events = [ 'DOMContentLoaded', 'elementor/lazyload/observe', ]; events.forEach( ( event ) => { document.addEventListener( event, lazyloadRunObserver ); } );