Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Baixa umidade relativa do ar e altas temperaturas requerem cuidados com a saúde

Recomendação é tomar muita água, evitar sol e exercícios nos horários mais críticos; Secretaria de Educação recomendou suspensão de atividades físicas
WhatsApp Image 2024-08-20 at 17.57.05

A Defesa Civil de Campinas alerta a população para os baixos índices de umidade relativa do ar (URA) e altas temperaturas. O município está em Estado de Alerta com a URA chegando a 14% às 13h40. O ideal é acima de 60%. Às 12h20 a temperatura chegou a 33,3º centígrados. O Departamento orienta que as pessoas não se descuidem de tomar água e evitem caminhar ou fazer outras atividades físicas ao ar livre nos horários mais críticos, entre 10h e 16h. Também pode ser usado soro para lubrificar olhos e nariz. Queimadas não devem ser feitas. A Secretaria Municipal de Educação recomendou a suspensão das atividades de Educação Física.

O coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, explica que, tradicionalmente, agosto é o mês mais seco do ano na região. “Ontem a umidade do ar chegou ao índice de 14%, às 13h. Esse é um índice muito baixo que coloca o município em Estado de Alerta e a tendência é de baixar mais ainda, até chegar ao nível de emergência, quando a URA fica abaixo de 12%. Essa secura, além de gerar desconforto é uma questão importante de saúde pública por isso as pessoas devem tomar bastante água e, se perceberem qualquer anormalidade, procurar ajuda médica”, destacou.

Furtado reforça ainda a importância de coibir qualquer tipo de incêndio. “É fundamental que as pessoas não provoquem nenhum tipo de queimada. Qualquer queima de lixo, com esse tempo extremamente seco e quente, tem grande probabilidade de propagação rápida do fogo e os incêndios agravam as questões de saúde da população. Por isso, é extremamente necessário que as pessoas fiquem alertas, não coloquem fogo para limpeza de terrenos ou queima de lixo e, ao avistarem uma queimada, entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou com a Defesa Civil pelo 199″, aconselhou Furtado.

Em caso de soltura de balões por ser crime, as pessoas devem acionar a Polícia Militar pelo 190 ou a Guarda Municipal pelo 153. Todos os locais em que houve registro de foco de incêndio são vistoriados. A identificação dessas áreas permite notificar os proprietários e diminuir reincidências. Campinas tem uma lei municipal que proíbe queimadas. Com base nessa legislação, é proibido o uso do fogo para ações como limpeza de terreno, por exemplo. Quando isso ocorre o município aplica penalidades como multa e, dependendo da extensão, também é feito o termo do ajustamento de conduta para a reparação do dano ambiental causado.

Secretaria de Educação recomenda a suspensão das aulas de Educação Física

O fim de semana deve ser de temperatura mais baixa, mas até sexta-feira (23) de acordo com a Defesa Civil, a baixa umidade do ar e as temperaturas altas continuam. Por conta disso, a Secretaria Municipal de Educação recomendou a suspensão das aulas de Educação Física.


Continua após a publicidade

As equipes gestoras das escolas e os professores de Educação Física foram orientados a evitarem atividades físicas com os alunos principalmente nas quadras esportivas descobertas.

As aulas devem ser realizadas em espaços cobertos e arejados. Podem ser aplicadas, por exemplo, atividades lúdicas em sala de aula, como xadrez, dama, entre outras. Deve-se evitar a exposição dos alunos ao sol, orientá-los a tomarem água com mais frequência e usarem roupas leves.

Conheça os índices da URA que requerem cuidados

  • Estado de Atenção: URA entre 21 e 30%, quando o índice fica abaixo de 30% é preciso evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas; umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins etc.; sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas etc.; consumir água à vontade.
  • Estado de Alerta: URA entre 12 e 20% é preciso observar as recomendações do estado de atenção; evitar aglomerações em ambientes fechados; usar soro fisiológico para olhos e narinas.
  • Estado de Emergência: URA abaixo de 12% além de observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta; determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados, entre 10h e 16h; durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais etc.
Mais lidas
adoção vila belmiro

Vila Belmiro recebe evento de adoção de pets

FBI PF Terrorismo Relatório Polícia Federal

Relatório do FBI leva PF a desarticular atos de terrorismo

A Teoria do Elo expõe a correlação entre violência doméstica e maus-tratos animal (Foto: arquivo pessoal)

O que é a Teoria do Elo, a conexão oculta entre violência doméstica e maus-tratos a animais?

cade

CADE Day debate sobre infraestrutura

Mosquito transmite a febre amarela (Foto: Reprodução / unsplash)

Bragança Paulista confirma quarto óbito por febre amarela em 2025; dois outros estão sob investigação

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.

add_action( 'wp_footer', function(){ ?> const lazyloadRunObserver = () => { const lazyloadBackgrounds = document.querySelectorAll( `.e-con.e-parent:not(.e-lazyloaded)` ); const lazyloadBackgroundObserver = new IntersectionObserver( ( entries ) => { entries.forEach( ( entry ) => { if ( entry.isIntersecting ) { let lazyloadBackground = entry.target; if( lazyloadBackground ) { lazyloadBackground.classList.add( 'e-lazyloaded' ); } lazyloadBackgroundObserver.unobserve( entry.target ); } }); }, { rootMargin: '200px 0px 200px 0px' } ); lazyloadBackgrounds.forEach( ( lazyloadBackground ) => { lazyloadBackgroundObserver.observe( lazyloadBackground ); } ); }; const events = [ 'DOMContentLoaded', 'elementor/lazyload/observe', ]; events.forEach( ( event ) => { document.addEventListener( event, lazyloadRunObserver ); } );