Bragança Paulista orienta sobre o que fazer ao encontrar um animal silvestre

A criação, o alojamento e a manutenção de animais silvestres em cativeiro configuram crime contra o meio ambiente
m_57_0_1_11102024141159

Você sabe o que fazer ao encontrar um animal silvestre? Apesar desta dúvida ser muito comum, a resposta é mais simples do que aparenta. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Bragança Paulista, por meio da Divisão de Bem-Estar Animal (DIBEM), orienta como agir nessas situações.

O primeiro passo é manter a calma e evitar contato com o animal. A próxima ação a se fazer é analisar se o animal está ferido ou em alguma situação de risco, tanto ao bem-estar do animal quanto da sociedade. Um animal silvestre em área urbana que não esteja ferido e não apresente risco à população, nem sempre necessitará de resgate. A convivência pacífica entre os humanos e estes animais é a melhor solução para manter o equilíbrio do meio-ambiente.

Em casos de animais feridos, o indicado é que o munícipe entre em contato com a DIBEM, o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar Ambiental para que o resgate seja providenciado. Divisão de Bem-Estar Animal telefone (11) 4034-6780 (WhatsApp) ou pelo e-mail: dibem@braganca.sp.gov.br.

Em situações que envolvam filhotes de animais silvestres sadios que não possam ser devolvidos aos pais, os mesmos podem ser encaminhados diretamente à sede da DIBEM, localizada no Jardim Público. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Durante os fins de semana, feriados ou em horários em que a DIBEM não esteja funcionando, esses animais silvestres podem ser recebidos na Faros d’Ajuda.

Posteriormente, esses animais serão transferidos à Associação Mata Ciliar para que recebam os devidos cuidados e passem pelo processo de reintrodução na natureza. Para efetuar o transporte, utilize caixa de papelão fechada com pequenos furos para facilitar a passagem de ar e um pano limpo e macio para oferecer conforto aos filhotes.

Aqui estão algumas espécies comumente encontradas em nossa região:

– Maritaca (Pionus maximiliani);


Continua após a publicidade

– Saruê (Didelphis aurita);

– Ouriço (Coendou prehensilis);

– Tucano (Ramphastos toco);

– Coruja-buraqueira (Athene cunicularia).

Vale lembrar que a criação, o alojamento e a manutenção de animais silvestres em cativeiro configuram crime contra o meio ambiente (Lei Federal Nº 9.605 de 1998) e a entrega voluntária desses animais não implica ocorrências judiciais ou criminais.

Mais lidas
professor abuso.png

Professor é preso suspeito de abusar de adolescente em banheiro público

Dorival Júnior foi demitido do cargo de técnico da Seleção Brasileira rafael ribeiro cbf

Dorival é demitido da Seleção Brasileira e CBF pagará multa milionária

WhatsApp Image 2025-03-30 at 16.13.25

Mulher com licenciamento vencido foge de blitz e bate carro em poste

WhatsApp Image 2025-03-31 at 09.58.31

Usuário de drogas, neto mata avó com golpes de marreta

grávida ameaça médico

Grávida ameaça bater em médico após ele negar atestado

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.