fbpx
Search
Close this search box.

Indaiatuba 194 anos: cidade recebe inaugurações e obras inéditas

Cidade é referência em segurança, educação, sustentabilidade e qualidade de vida no Brasil
Foto/reprodução: Prefeitura de Indaiatuba

Crescimento e qualidade de vida podem ser sinônimos para Indaiatuba, que completou 194 anos nesta segunda-feira (9). O município está entre as melhores cidades para se viver no Brasil e celebra as conquistas com uma série de eventos que reforçam o compromisso com o bem-estar da população.

O município, com cerca de 256 mil habitantes e uma área de 311,5 km², segue firme no caminho do desenvolvimento sustentável e qualidade de vida no interior paulista com obras inéditas.

Entre as inaugurações mais esperadas estão o novo Hospital Municipal, a revitalização do Parque Ecológico e o Centro Esportivo ‘Rei Pelé’, de acordo com a Prefeitura.

Centro Esportivo ‘Rei Pelé’ traz lazer e esporte em Indaiatuba

Inaugurado no último domingo (8), o Centro Esportivo do Jardim Morada do Sol “Rei Pelé”, em Caldeira, é a mais nova referência de lazer e esporte indaiatubano.

São mais de 30 mil metros quadrados de construção em uma área de 176 mil m², que oferece infraestrutura moderna, incluindo quadras poliesportivas, pistas de skate e parkour, mini campo e uma pista de atletismo.

O complexo também conta com piscinas semiolímpicas, uma coberta e outra ao ar livre, além de uma piscina recreativa e playgrounds para crianças. Uma pista de caminhada e áreas para esportes como tênis, vôlei de areia e basquete completam o espaço, que foi projetado para atender diversas idades.

O espaço também conta com uma pista de pump track, ideal para ciclismo, e um campo de beisebol, ampliando as 31 opções de lazer. Com estacionamento para 425 veículos e área destinada a ônibus, o local representa um investimento de R$ 44 milhões.

Em Indaiatuba, Fiec vai oferecer cursos de Design de Interiores, Edificações, Enfermagem, Farmácia, Gastronomia, Informática para Internet, Mecatrônica, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho – Foto: Prefeitura/Reprodução

Próximas inaugurações em Indaiatuba

A ampliação da Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura), no Jardim Regina, reúne todos os cursos em um único espaço e será inaugurada na próxima sexta-feira (13), às 10h.

São R$ 8 milhões em investimentos. O prédio tem 2.353,95m² e está distribuído em dois pavimentos, com salas de aula, laboratórios especializados e áreas de apoio, como vestiários e almoxarifados, além da maior acessibilidade: elevador, sinalização tátil em braile e luminárias de LED.

Já o Parque Pet do Jardim Morada do Sol e a revitalização do Parque Ecológico trazem novidades, no trecho entre a avenida Ário Barnabé e a rua Antônio Angelino Rossi (Rua 80) – ambos serão inaugurados no dia 22 de dezembro, às 9h.

O novo espaço inclui áreas para cães de diferentes portes, playgrounds, pergolados, e equipamentos de adestramento, além de banheiros e um cenário ideal para fotografias com pets. Agora, o Parque conta com uma academia ao ar livre, campo de futebol society, meia quadra de basquete e melhorias na mobilidade urbana, com novas passarelas metálicas e uma alça de retorno.

Novo Hospital e projeto habitacional também chegaram em Indaiatuba

O novo Hospital do Parque dos Pássaros, inaugurado na última terça (3), foi projetado para ampliar o atendimento na região. Com 58 leitos e 4 mil metros quadrados, a estrutura de três pavimentos inclui áreas para urgência e emergência, exames diagnósticos, atendimento pediátrico e observação.

A unidade ainda conta com equipamentos modernos, brinquedoteca, estacionamento amplo e acessibilidade completa, aliviando a pressão sobre outras unidades de saúde como a UPA do Jardim Morada do Sol e o Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc).

No mesmo evento de lançamento, foi inaugurada a Pedra Fundamental do empreendimento habitacional Parque dos Pássaros. Serão 2.276 apartamentos de até 52 m², distribuídos em oito condomínios, com áreas de lazer como piscinas, quadras, academia ao ar livre e salão de festas.

Localizado em uma região com infraestrutura consolidada, o loteamento conta com a UBS Jardim Maritacas e escolas próximas. O projeto foi desenvolvido pela VIC Engenharia, em parceria com a Prefeitura e o Programa Minha Casa Minha Vida.

Indaiatuba conquista prêmios em balanço de gestão

No ano em que completou 194 anos, Indaiatuba se destacou no Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEG-M) 2023, com nota “B” (efetiva), posicionando-se entre as 52 cidades com melhor avaliação no estado de São Paulo. No programa Alfabetiza Juntos, foi reconhecida entre as 60 cidades paulistas com maior percentual de leitores.

O município alcançou a 19ª posição nacional e 2ª da RMC no Ranking de Cidades Sustentáveis 2024, baseado em indicadores dos ODS. Também foi contemplado com o Selo Caixa de Gestão Sustentável, que reconhece boas práticas em governança e sustentabilidade.

Indaiatuba foi eleita a cidade mais segura do Brasil pelo segundo ano consecutivo para municípios entre 200 mil e 500 mil habitantes. Ainda, lidera o IDEB no estado, com três escolas municipais entre as melhores, destacando-se a Emeb Osório Germano e Silva Filho com um índice de 8,8.

No Índice de Progresso Social do Brasil, ocupa a 4ª posição no estado e 6ª no país, com a melhor qualidade de vida da RMC. As conquistas reforçam o compromisso da cidade com gestão eficiente, sustentabilidade, segurança e excelência em educação.

Autor

Mais lidas

Empresário é encontrado morto em Americana

Mãe que matou filho com cocaína contou à polícia que havia apenas amamentado e colocado o bebê para dormir

Programação do Réveillon 2025 em São Paulo

Exclusivo: Homem que assassinou menino Mateus em Assis (SP) levava serrote em mochila

Cacá, zagueiro do Corinthians, tem foto íntima vazada

VEJA TAMBÉM