Moradores de diversos bairros de Piracicaba, no interior de São Paulo, reclamam que estão sem água há três dias faltando dois dias para o final do ano.
O Portal VTV News recebeu denúncia de moradores de um condomínio no distrito de Artemis, onde há mais 600 residências.
“Imagina todo mundo recebendo seus familiares no final de ano. Todas as casas lotadas e sem água”, reclama a influenciadora digital Gabriela Bergamasco.
O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), responsável pelo fornecimento de água na cidade, divulgou uma lista neste domingo (29) com 21 bairros afetados pela falta d’água (confira abaixo).
Porém, a reportagem apurou que moradores de outros bairros também enfrentam o problema: como Costa Rica, Jardim Esplanada, Monte Feliz, Perdizes e Mário Dedini, este último parcialmente sem água.
Semae diz que abastecimento foi normalizado, mas volta atrás
O Semae divulgou na manhã desta segunda-feira (30), em seu site, que a situação do abastecimento estava normal. O departamento disse que o problema no abastecimento no município foi causado pelas chuvas intensas de sábado (28) e, com isso, foi necessário reparos emergenciais na Estação de Tratamento de Água do Capim Fino.
“A Captação, Estação de Tratamento, os reservatórios e todas as Estações Elevatorias estão em pleno funcionamento”, havia divulgado.
Porém, o Semae voltou atrás e divulgou um novo boletim dizendo que as chuvas intensas afetaram a qualidade da água captada, aumentando o tempo de tratamento e recuperação dos reservatórios, podendo afetar todas as regiões, até que a situação normalize de fato.
Confira os 21 bairros afetados pela falta de água em Piracicaba:
- Campestre
- Nova América
- Balbo (Parque Piracicaba)
- Santa Teresinha
- Boa Esperança
- Vale do Sol
- Vila Cristina
- Jardim Sônia
- Santa Rosa
- CECAP
- Taquaral
- Nova América
- Piracicamirim
- Vila Monteiro
- Jardim Elite
- Pauliceia
- Monte Líbano
- Novo Horizonte
- Santana
- Santa Olimpia
- Área Rural Monjolinho e proximidades Vila Cristina
Ainda segundo a empresa, a previsão era de que o abastecimento fosse restabelecido de forma gradativa, com a normalização completa ocorrendo na manhã desta segunda-feira, o que não aconteceu.
“O Semae orienta a população a adotar medidas de economia de água até que o serviço seja totalmente reparado”, diz.
Outro lado: Semae diz que abastecimento será normalizado entre a noite e madrugada
Em nota, o Semae respondeu que o abastecimento ainda é afetado pela qualidade da água bruta captada nos rios Piracicaba e Corumbataí (alta turbidez, carregando uma quantidade elevada de galhos, folhas, lama e detritos), devido chuvas intensas nos últimos dias.
“Na noite de sábado (28), um forte temporal também afetou a cabine de força da Estação de Tratamento de Água Capim Fino, e para a realização dos serviços de reparos elétricos a produção de água foi interrompida, causando impactos no abastecimento durante o domingo (29)”, disse.
Segundo o Semae, a previsão para a normalização do abastecimento é durante a noite desta segunda e a madrugada de terça-feira (31).
“Outro fator que interfere no abastecimento é e a destinação do lodo (resíduo do tratamento de água) a partir das ETAs Luiz de Queiroz, pois o material retido no processo de tratamento limita a produção de água. O Semae já trabalha para mitigar esses efeitos com as instalações dos chamados bags de secagem, limpeza dos tanques e adaptações do sistema de produção”, relata o Semae.
A autarquia declarou que pede a compreensão dos moradores neste período e “recomenda a economia de água para aqueles que possuem reservação e assim manter o abastecimento interno até a normalização da rede”.
Na página do site Semae Piracicaba, em “Situação do Abastecimento”, é possível conferir regiões que podem ser afetadas pela recuperação dos reservatórios, manutenções programadas ou emergenciais através do link https://www.semaepiracicaba.sp.gov.br.
Os moradores também podem entrar em contato com a autarquia pelos canais de atendimento: WhatsApp 24h (19) 3403-9608; Central 24h 0800 772 9611 ou disque 115 (somente telefone fixo).