Foto: Roberta Carolina da Silva Alves e a filha Esther Araújo da Silva (Prefeitura de Americana/Divulgação)
A nova Maternidade do Hospital Municipal de Americana teve 442 partos realizados entre o dia da inauguração em 25 de junho e o dia 20 de dezembro.
A unidade que é referência em atendimento na saúde pública para gestantes da cidade, passou por uma reforma na ala de 620 m², sendo um dos maiores investimentos sociais já realizados no município para garantir conforto, qualidade assistencial e atendimento humanizado aos pacientes.
A reforma contou com melhorias estruturais, pintura e acabamento, compra de equipamentos e a criação de novos espaços, entre eles dois quartos chamados de PPP (pré-parto, parto e puerpério) e dois consultórios para suprir as demandas obstétricas de urgência, consultas de acompanhamento para bebês prematuros e orientações de banho para os recém nascidos.
“Desde a inauguração do Hospital Municipal esta ala não havia recebido uma reforma dessa magnitude. Mas agora a história é diferente, pois a Maternidade foi totalmente renovada e se tornou um ambiente aconchegante, magnífico, com estrutura adequada e uma equipe de ponta para atender às futuras mamães com o carinho que elas merecem”, declarou Danilo Carvalho Oliveira, Secretário de Saúde de Americana.
Depoimentos das novas mamães em Americana
A gestante Sara Pereira Resende, de 26 anos, foi na Maternidade no dia 16 de dezembro, acompanhada do marido, Igor Pereira Resende de 29 anos e do filho do casal, Alan Pereira Resende, que nasceu no hospital há 1 ano e 5 meses. “Vim fazer um exame de ultrassom para descobrir com quantas semanas de gestação estou”, contou a jovem.
De acordo com Sara, com a reforma o hospital ficou mais acolhedor e bonito, “Nem parece uma Maternidade de hospital público”, revelou ainda que suas expecatativas para o segundo parto no local aumentaram por conta da nova estrutura.
Uma das crianças nascidas na unidade é a pequena Esther Araújo da Silva, cujo parto natural ocorreu no dia 15 de dezembro, às 20h17. A mãe, a americanense Roberta Carolina da Silva Alves, de 34 anos, elogiou a infraestrutura e a equipe da ala.
“Desde o momento da internação até agora, os profissionais da Maternidade, enfermeiros, médicos, pessoal da recepção e outros, foram muito atenciosos comigo, foram excelentes. Só tenho a agradecer, primeiramente a Deus e também aos profissionais da saúde daqui, que eles continuem fazendo a diferença na vida das pessoas que procuram a Maternidade”, disse Roberta, que também é mãe de outros dois meninos nascidos no HM.
Colaboradores elogiam nova Maternidade
Segundo Shayana Pinheiro, Coordenadora de enfermagem da Maternidade do HM, com o novo local o espaço se tornou mais funcional.
“Hoje, o trabalho de parto, o parto normal e os cuidados com o recém-nascido ocorrem no mesmo lugar. Agora, o recém-nascido não fica separado da mãe, ele permanece no mesmo ambiente para a realização dos primeiros cuidados como vacina, medida cefálica, pesagem e outras ações”, disse a coordenadora de enfermagem.
Shayana contou ainda que com a estrutura dos quartos PPP, existe o fortalecimento do trabalho de parto com métodos naturais de alívio da dor, ocorrendo a presença de doulas para massagens, aromaterapia e outras ações de apoio as gestantes.
Para o diretor administrativo da organização social Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC), Klaus Fuchs, neste 6 meses de funcionamento da unidade, a ala se consolido com um alto padrão assistencial, acolhendo de forma profissional e humanizada todos os pacientes.
“Sem dúvida, essa nova era da Maternidade simboliza os anseios da Chavantes em termos de qualidade dos serviços, generosidade de sua equipe multidisciplinar e de sua missão institucional”, relatou o diretor administrativo.
Investimentos na nova Ala da Maternidade de Americana
Para a reforma total da maternidade foram investidos R$2,8 milhões, que se transformaram em 22 leitos, 7 quartos, dois quartos PPP, climatização e TV em todos os ambientes, dois consultórios novos, triagem neonatal, posto de enfermagem e sala dos médicos.
Além de sala de espera, sala de exames e curativos, um Jardim Terapêutico, um espaço para tirar fotos de lembrança, sanitários, depósito de material de limpeza e outras dependências.
O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi é administrado entre uma parceria da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC) e a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.