Peruíbe terá sol entre muitas nuvens e condições para pancadas de chuva de fraca a moderada intensidade durante a tarde desta sexta-feira (10). Segundo o meterologista da Defesa Civil, Cleber Souza, a combinação do calor com a umidade do ar vinda do oceano pode provocar raios e ventos.
Apesar disso, os modelos meteorológicos não indicam acumulados significativos. Mesmo com previsão de chuvas moderadas, o órgão recomenda atenção em áreas mais vulneráveis, como encostas e margens de rios. A população deve permanecer atenta e seguir orientações das autoridades.
Para o sábado (11) e domingo (12), o cenário deve ser semelhante, com dias de sol entre nuvens e chuvas rápidas e isoladas à tarde. As precipitações previstas para o final de semana serão de curta duração e baixa intensidade, também influenciadas pelo calor e pela umidade.
Em nota, a Defesa Civil reforça que não há indicativos de chuvas volumosas nesse período. Confira:
Peruíbe – Sol com algumas nuvens e chuva passageira. À noite, muitas nuvens mas com tempo firme. Máxima de 26° e mínima de 18°.
- Probabilidade de chuva: 92%
- Pôr do sol: 19h01
- Vento: 13km/h
- Raios UV: muito alto
- Umidade: maxíma de 100% e mínima de 65%
Fonte: Climatempo
Chuva intensa deixa Peruíbe debaixo d’água; entenda
Peruíbe, no litoral de São Paulo, foi atingida por um forte temporal entre quarta (8) e quinta-feira (9), acumulando 244 mm de chuva em 24h – e superando a média mensal de 230 mm. De acordo com a Prefeitura de Peruíbe, em boletim divulgado às 23h35 de quinta (9), 447 pessoas ficaram desabrigadas.
Imagens aéreas obtidas pelo VTV News mostram ruas alagadas e casas invadidas pela água. As vítimas foram acolhidas em três escolas municipais, onde receberam colchões, água potável e outros itens de necessidade básica. A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está realizando atendimento aos animais.
Um alerta sonoro, via Cell Broadcast, foi emitido para avisar moradores sobre o risco das chuvas. O sistema, ativo desde dezembro, permite comunicação rápida e sem internet, o que ajuda na adoção de medidas preventivas.
O Governo de São Paulo enviou ajuda humanitária, incluindo cestas básicas, kits de higiene e de limpeza. Equipes do ógrão permanecem no local monitorando a situação e prestando suporte às famílias afetadas.
Saiba como ajudar
Segundo a administração municipal, doações para desabrigados podem ser feitas no Fundo Social de Solidariedade (Av. São João, 696 – Centro), das 8h às 17h, com prioridade para toalhas, kits de higiene e cobertores.
Contribuições via Pix devem ser enviadas para doe.fundosocial@peruibe.sp.gov.br.
Baixada Santista está sob alerta laranja, diz Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para acumulado de chuva, válido até as 10h desta sexta (10). A previsão na região – incluindo o município de Peruíbe – é de precipitação entre 30 e 60 mm/h, podendo atingir até 100 mm no acumulado diário. Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em áreas vulneráveis.
Este ‘alerta laranja’ inclui o risco de ventos fortes entre 40 e 60 km/h, que podem provocar quedas de galhos e outros objetos. Recomenda-se não se abrigar debaixo de árvores, evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e ficar atento a sinais de risco.
Diante do mau tempo, a Defesa Civil orienta a população a evitar deslocamentos desnecessários, observar alterações em encostas e proteger pertences em sacos plásticos em caso de inundação. Também é recomendável desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia como medida de segurança.