Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Uber Moto volta a operar em SP em meio a embate com a Prefeitura

A modalidade, que permite viagens de motocicleta, estará disponível inicialmente em regiões fora do centro
WhatsApp Image 2025-01-22 at 15.15.15

Foto: Divulgação/Opibus

A Uber anunciou nesta quarta-feira (22) o retorno do serviço Uber Moto na cidade de São Paulo. A modalidade, que permite viagens de motocicleta, estará disponível inicialmente em regiões fora do centro expandido da capital paulista. Segundo a empresa, a estratégia visa analisar a demanda antes de expandir para outras áreas.

O relançamento ocorre em um momento de disputa acirrada entre a Uber e a Prefeitura de São Paulo, que tenta implementar o decreto nº 62.144, que suspende temporariamente o transporte individual remunerado em motocicletas. A mesma polêmica envolve a 99, concorrente direta, que já iniciou a operação de motos na cidade na última semana.

A história do Uber Moto em São Paulo

A primeira tentativa de implementação do Uber Moto na capital paulista aconteceu em 2023, mas foi barrada pelo decreto municipal. Desta vez, a empresa voltou a operar após decisão judicial negar o pedido do município para suspender o serviço.

Em nota, Laura Lequain, diretora do Uber Moto no Brasil, destacou a importância da modalidade como uma alternativa acessível de mobilidade, especialmente em regiões periféricas. Segundo ela, o serviço é, em média, 40% mais barato que o Uber X e frequentemente complementa o transporte público.

“Um dos principais usos do Uber Moto é no trajeto chamado de ‘última milha’, conectando pontos de transporte público às residências e vice-versa”, afirmou a executiva.

Disputa com a Prefeitura de São Paulo

A retomada do Uber Moto adiciona mais um capítulo à briga entre as plataformas de transporte e a gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB). Desde o anúncio do serviço de motos pela 99, no dia 14 de janeiro, o tema tem gerado polêmica.


Continua após a publicidade

O prefeito chegou a declarar que o serviço seria uma ameaça à segurança da população, usando a expressão “carnificina” para descrever o impacto das corridas de moto na cidade. A 99, por sua vez, sustenta que o serviço é regulamentado pela Lei 13.640 de 2018, que modificou o Plano Nacional de Mobilidade Urbana, e afirma que a competência para proibir ou regular a modalidade não é municipal.

Na última sexta-feira (17), a Procuradoria Geral do Município (PGM) acionou a Justiça para multar a 99 em R$ 1 milhão por dia de operação, além de exigir R$ 50 milhões por danos morais coletivos.

Impacto inicial do serviço de motos

Apesar do impasse jurídico, a 99 divulgou números significativos: em apenas uma semana de operação, mais de 200 mil viagens foram realizadas por motocicletas em São Paulo.

O embate entre as plataformas de transporte e a Prefeitura deve continuar nos próximos dias, com novas movimentações judiciais e possíveis sanções administrativas. Enquanto isso, o Uber Moto e o serviço da 99 seguem disponíveis em áreas fora do centro expandido, ampliando as opções de mobilidade para a população.

Leia também:

Justiça proíbe serviço de transporte por moto da 99 em São Paulo

Mais lidas
cocaína viracopos

PF prende homem com cocaína líquida escondida em embalagens de produtos de higiene em Viracopos

roubo-banco.jpeg

Homem suspeito de participar de ataque a banco em Guaxupé, no interior de MG, é preso em Campinas

Morte de Lula Morre Lula Gilvan da Federal deputado

Vídeo: na Câmara, deputado deseja morte de Lula: “Quero que o Lula morra”

apreensao-bolivianos.jpeg

Bolivianos são presos com 20 kg de cocaína em operação contra tráfico de drogas

IMG_9596

Guarani contrata atacante que estava na Série A2 do Paulista

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.