Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Usar máscara protege contra a poluição e a fumaça das queimadas? Entenda

Prática pode ser uma aliada para lidar com ar seco, poluído e a fumaça dos incêndios; veja recomendações
Uso_de_mascara_pode_ser_um_aliado_contra_poluicao_e_fumaca_das_queimadas_Freepik_2ee4266eef

O uso de máscara pode ser um aliado para lidar com o ar seco, poluído e a fumaça dos incêndios. Em razão da piora da qualidade do ar, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) divulgou, nesta terça-feira (10), diretrizes para o enfrentamento da piora da qualidade do ar.

Dentre as recomendações estipuladas pelo órgão estão a utilização máscaras do tipo N95, PFF2 ou P100 para pessoas que residem em áreas de queimada. No entanto, segundo o Ministério da Saúde, outras máscaras ou itens artesanais, como bandanas e panos também podem proteger contra as partículas finas de poluição e fuligem das queimadas.

Além disso, a Cetesb orienta que as pessoas evitem atividades físicas ao ar livre e aumentem a ingestão de água.

Como a fumaça e a fuligem afetam o corpo?

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), José Miguel Chatkin, a fumaça da queimada é composta de fuligem, que consiste em material particulado, monóxido de carbono, dióxido de nitrogênio e outros orgânicos voláteis. Sua inalação causa inflamações nas vias aéreas, que podem resultar em irritações nos olhos, nariz e garganta.

Os mais afetados pelas queimadas são as crianças e idosos. O especialista lembra que doenças respiratórias são a principal causa de internação de crianças e que entre 10 e 15% dos brasileiros têm asma ou bronquite crônica, que também são considerados grupo de risco, junto com pessoas que possuem outros problemas respiratórios, cardíacos, imunológicos e similares, segundo o Ministério da Saúde.


Continua após a publicidade

Para essas pessoas, a orientação é buscar atendimento médico para atualizar o plano de tratamento, além de manter disponíveis medicamentos e itens prescritos pelo médico, para o caso de crises agudas e avaliar a possibilidade de sair temporariamente da área impactada pelas queimadas, segundo a pasta.

Veja outras recomendações do Ministério da Saúde:

  • Reduzir ao máximo o tempo de exposição à fumaça, recomendando-se que se permaneça dentro de casa, em local ventilado, com ar condicionado ou purificadores de ar;
  • As portas e as janelas devem permanecer fechadas durante os horários em que se perceba elevada concentração de partículas, para reduzir a penetração da poluição externa;
  • Evitar atividades físicas em horários de elevadas concentrações de poluentes do ar e entre 12 e 16 horas, quando as concentrações de ozônio são mais elevadas;
  • Crianças menores de 5 anos, idosos maiores de 60 anos e gestantes devem redobrar a atenção para as recomendações descritas acima para a população em geral. Além disso, devem estar atentos a sintomas respiratórios ou outras ocorrências de saúde e buscar atendimento médico o mais rapidamente possível.

*Do SBT News

Mais lidas
adoção vila belmiro

Vila Belmiro recebe evento de adoção de pets

campinas investimentos carlos bassan prefeitura de campinas

Região de Campinas concentra maior volume de investimentos na indústria em SP nos últimos 3 anos

A Teoria do Elo expõe a correlação entre violência doméstica e maus-tratos animal (Foto: arquivo pessoal)

O que é a Teoria do Elo, a conexão oculta entre violência doméstica e maus-tratos a animais?

barcelona treino borussia champions German Parga FC Barcelona

Saiba onde assistir Borussia x Barcelona pela Champions League

IMG_9860

Neymar sente nova contusão na coxa e sai de campo machucado

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.

add_action( 'wp_footer', function(){ ?> const lazyloadRunObserver = () => { const lazyloadBackgrounds = document.querySelectorAll( `.e-con.e-parent:not(.e-lazyloaded)` ); const lazyloadBackgroundObserver = new IntersectionObserver( ( entries ) => { entries.forEach( ( entry ) => { if ( entry.isIntersecting ) { let lazyloadBackground = entry.target; if( lazyloadBackground ) { lazyloadBackground.classList.add( 'e-lazyloaded' ); } lazyloadBackgroundObserver.unobserve( entry.target ); } }); }, { rootMargin: '200px 0px 200px 0px' } ); lazyloadBackgrounds.forEach( ( lazyloadBackground ) => { lazyloadBackgroundObserver.observe( lazyloadBackground ); } ); }; const events = [ 'DOMContentLoaded', 'elementor/lazyload/observe', ]; events.forEach( ( event ) => { document.addEventListener( event, lazyloadRunObserver ); } );