Imagens: Prefeitura de Campinas/Divulgação
Em Campinas, a vacinação contra a covid-19 em crianças de 5 a 11 anos que ainda não foram imunizadas, vai ser retomada nesta sexta-feira (7), pela Secretaria de Saúde da cidade.
O município recebeu do Estado 1.540 doses com as novas cepas, que será destinado as crianças entre 5 e 11 anos que ainda não tomaram a vacina ou estão em grupos prioritários, como: ribeirinhos, quilombolas, imunocomprometidos, pessoas com deficiências permanentes e com comorbidades.
As doses do lote recebido serão aplicadas em 68 centros de saúde (CSs) e para receber o imunizante basta apresentar um documento de identidade com foto e a caderneta de vacinação, se tiver.

O estoque para a vacinação é limitado no momento, então a Secretaria de Saúde orienta a população a verificar a disponibilidade, por centro de saúde neste site.
Ainda há vacinas disponíveis nos centros de saúde para crianças de 6 meses a 4 anos, e para pessoas a partir de 12 anos e que pertençam a grupos prioritários.
Continua após a publicidade
Orientações para vacinação contra covid-19
A vacinação contra covid-19 faz parte do calendário de crianças de 6 meses a 4 anos, idosos e gestantes, porém pessoas que fazem parte dos grupos de prioridade também devem receber a dose do imunizante.

Saiba quem deve receber a vacina
- Maiores de 60 anos e imunocomprometidos – dose semestral;
- Gestantes – uma dose em qualquer fase da gravidez e se não receber pode tomar no puerpério;
- Pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores – dose anual;
- Indígenas, ribeirinhos e quilombolas – dose anual;
- Puérperas – dose anual;
- Trabalhadores da saúde – dose anual;
- Pessoas com deficiência permanente – dose anual;
- Pessoas com comorbidades – dose anual;
- Pessoas privadas de liberdade ≥ 18 anos – dose anual;
- Funcionários do sistema de privação de liberdade – dose anual;
- Adolescentes e jovens em medidas socioeducativas – dose anual;
- Pessoas em situação de rua – dose anual.
A Secretaria de Saúde esclarece que, na eventual disponibilidade de vacinas atualizadas com novas cepas, o intervalo recomendado para administração será de três meses a partir da última dose recebida com a formulação anterior. Pessoas de 5 a 59 anos nunca vacinadas e que não fazem parte dos grupos prioritários terão a oportunidade de se vacinar com uma dose.
As salas de vacinação funcionam conforme horário de cada CS, os endereços e contatos podem ser consultados AQUI.