O vereador Eduardo Pereira (PSD) se recusou a ler um projeto de lei voltado ao público LGBTQIA+ durante a sessão ordinária na Câmara de Bertioga. O fato aconteceu durante a sessão da última terça-feira (21/05) após o presidente da câmara indicar que o parlamentar faria a leitura do projeto.
Eduardo Pereira abandonou o plenário enquanto perguntava aos outros parlamentares se o estavam ‘zoando’. (veja reação no vídeo abaixo)
Após o fato, a leitura foi feita pelo Vereador Matheus Rodrigues (Republicanos).
O projeto de lei 035/2023 prevê a criação do programa ‘Respeito tem Nome’, que visa garantir o atendimento digno e facilitado a pessoas trans e travestis na obtenção de documentos necessários para a alteração do prenome [primeiro nome] e gênero em registros.
Após a aprovação do projeto em 1ª discussão, a autora do projeto, a vereadora Renata da Silva Barreiro (PSDB), se manifestou furiosa com a atitude de Eduardo Pereira. “Não estou falando de homem, de mulher, de via**, do que quer que seja. Estou falando de respeito, falo de cidadania, de ser humano e de humanização. A minha religião é Deus e ela me permite que eu aceite qualquer tipo de pessoa”, disse.
Continua após a publicidade
Eduardo Pereira é evangélico. Sobre o episódio, disse que não hostilizou ninguém e que nem fez críticas. Ainda acrescentou que está ocorrendo uma polêmica sem necessidade em relação ao assunto. Ele negou ter tirado sarro da situação e que, assim como todos, também merece ser respeitado.