O Dia de Tiradentes, celebrado em 21 de abril, cairá em uma segunda-feira em 2025. A data é feriado nacional e homenageia Joaquim José da Silva Xavier, figura central da Inconfidência Mineira e um dos mártires mais lembrados da história do Brasil.
Ao contrário de pontos facultativos, o feriado é válido em todo o território nacional, o que implica paralisação de serviços públicos não essenciais e possibilidade de alteração no funcionamento do comércio e de repartições municipais.
Quem foi Tiradentes
Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, atuou como dentista, militar, minerador e comerciante, mas ficou marcado pela atuação política. Ele foi um dos principais articuladores do movimento da Inconfidência Mineira, no final do século XVIII, que contestava a cobrança de impostos excessivos pela Coroa portuguesa e questionava o domínio colonial.
A conspiração foi descoberta antes de ser colocada em prática. Tiradentes, que assumiu a responsabilidade pela articulação, acabou preso no Rio de Janeiro, em 1789. Julgado por traição, foi enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792. O local de sua execução foi escolhido simbolicamente para causar impacto: o Largo da Lampadosa, no centro da capital fluminense.
Continua após a publicidade

Datas do feriado nos próximos anos
Nos próximos anos, o feriado seguirá sendo celebrado no dia 21 de abril, caindo em dias úteis em sua maioria: terça-feira em 2026, quarta-feira em 2027 e sexta-feira em 2028. Confira os próximos principais feriados:
- 1º de maio: Dia do Trabalho (quinta-feira)
- 19 de junho: Corpus Christi (quinta-feira)
- 7 de setembro: Independência do Brasil (domingo)
- 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (domingo)