Na tarde da última sexta-feira (4), um chihuahua salva tutor que caiu em uma fenda de 8 metros durante uma caminhada pela geleira Saas-Fee, nos Alpes Suíços. O homem ficou preso sob a neve, mas foi salvo graças à atitude inesperada de seu companheiro de quatro patas.
Segundo os relatos oficiais, o homem caminhava com o chihuahua quando uma ponte de neve cedeu. Ele despencou e ficou preso, fora do campo de visão.
Enquanto o homem permanecia ferido e imobilizado, o chihuahua ficou ao lado da fenda, parado, chamando atenção dos socorristas. O comportamento do animal foi essencial para que os socorristas localizassem o local do acidente em uma área ampla e de difícil visualização.
Como o resgate aconteceu?
Mesmo ferido, o tutor conseguiu acionar ajuda usando um walkie-talkie amador. No entanto, quem recebeu a chamada não conseguiu informar sua localização exata.
Às 15h, equipes da Air Zermatt iniciaram buscas aéreas, mas tinham dificuldade para encontrar o ponto do acidente na imensidão branca da geleira. Foi então que um dos socorristas avistou um pequeno movimento ao lado de uma rocha, era o chihuahua, que não havia se afastado do tutor em nenhum momento.
Chihuahua foi decisivo para o salvamento
A partir da localização do cão, os resgatistas encontraram a fenda onde o homem estava. Três especialistas em resgate da KWRO desceram de rapel até ele. O homem foi resgatado com segurança e, junto do cão, levado de helicóptero ao hospital de Visp, no sudoeste da Suíça.
A equipe reforçou que o cão não se moveu em nenhum momento, observando atentamente cada passo do resgate. Segundo a Air Zermatt,“É justo dizer que seu comportamento contribuiu significativamente para o sucesso do resgate. O cão é um herói de quatro patas que pode ter salvado a vida de seu dono em uma situação de risco de vida.”.



Um herói de quatro patas
O caso ganhou destaque na imprensa suíça e internacional, com muitos chamando o chihuahua de “herói de quatro patas”. O gesto de lealdade do animal reforça o papel dos cães como companheiros fiéis e, em muitos casos, salvadores improváveis.