fbpx
Search
Close this search box.

O que é minerar Bitcoin ?

O ano era 2018, o mês era outubro, o dia 31.

Um tal de Satoshi Nakamoto criará o bitcoin, um criptoativo descentralizado e que só seria emitido com o consenso de uma rede.

O que é ser descentralizado? Quer dizer que a emissão desse ativo se daria independente da ação de um emissor centralizado, ou seja, seria de maneira automática.

Essa descentralização é a base da rede que forma o consenso das transações da bitcoin e, por esse consenso na rede, os computadores conectados recebem uma fração de bitcoin.

A esse processo de consenso, validação de transação se dá o nome de mineração, que em resumo é a remuneração que um “computador” recebe por trabalhar em prol da rede, validando a operação de transferência entre carteiras de bitcoin.

Ah! Qual o nome dessa transferência? Qual o nome dessa rede?  Isso é assunto para o próximo texto.

Autor

  • Diego Martins

    Entusiasta e investidor de criptoativos desde 2016, advogado de formação, estudioso de offshore, jurisdições cryptofriendly e residências fiscais. Se divide entre Brasil e Portugal, pelos vinhos e ritmo de vida. Viajante em rehab, foram mais de 43 países nos últimos 15 anos. Se aventurando agora como empresário no varejo de moda e redes de academia. Sócio da Blox Pay Brasil uma plataforma de liquidez global ativos digitais.

Mais lidas

Réveillon em Santos 2025: Confira programação completa para o fim de ano

Cacá, zagueiro do Corinthians, tem foto íntima vazada

Carro pega fogo em rodovia de Cosmópolis; Vídeo

Após foto íntima vazada, Cacá diz que não tem relacionamento sério

Veja mensagens de ‘Feliz Natal’ para enviar pelo WhatsApp

VEJA TAMBÉM